Reajuste no piso nacional dos professores preocupa gestores

A lei 11.738, que determina o piso, prevê reajuste todo mês de janeiro.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O reajuste de 22% no piso nacional dos professores já é preocupação para os gestores municipais piauienses. Com esse reajuste, o piso passará dos atuais R$ 1.187 para R$ 1.450 mensais, mas alguns municípios alegam que não podem arcar com a porcentagem.

A lei 11.738, que determina o piso, prevê reajuste todo mês de janeiro, no mesmo porcentual da atualização do valor do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

A quantia também deve ser o menor valor básico para os professores por 40 horas-aula semanais. Em 2011, o reajuste chegou a 16% e 16 estados não conseguiram cumprir o valor ainda em vigor.

O presidente da APPM (Associação Piauiense de Municípios) e prefeito de Bocaina, Francisco de Macêdo Neto, argumenta que o recurso disponibilizado para a Educação ainda não acompanha o piso salarial como manda a legislação e impede que os municípios possam arcar com os valores previstos.

“Esse problema é maior nos municípios piauienses de coeficiente 0,6. Apesar do FPM já vir com a retenção de recursos do Fundeb há municípios que ainda tiram do valor restante do FPM para pagar o piso”, destaca Macêdo.

O Ministério da Educação informa que Estados e municípios podem pedir uma verba complementar caso não consigam pagar o piso nacional a todos os professores. Porém, é necessário que Estados e municípios comprovem a aplicação de 25% da arrecadação em educação, taxa que constata desequilíbrio para pagar o valor.

Macêdo pontua que apesar da dificuldade para pagar o valor, nenhum município piauiense conseguiu a ajuda da União para complementar o piso. Ele reconhece ainda a importância da profissão e a necessidade de se ter um bom salário, no entanto, afirma que a cada ano os municípios enfrentam mais dificuldades para pagar o aumento.

O reajuste definitivo ainda não saiu, pois ainda estão sendo analisadas as informações do Tesouro Nacional para fechar o valor final do Fundeb, mas técnicos argumentam que a probabilidade de que o valor seja inferior a 22% é mínima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES