Realizado inquérito sorológico para vacina contra dengue na capital

Serão colhidas 1022 amostras de sangue em Teresina

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Inquérito sorológico para a vacina contra a dengue é realizado em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está contribuindo com o Inquérito Sorológico para a determinação de estratégias de introdução da vacina contra a dengue no Brasil. Serão colhidas 1.022 amostras de sangue de voluntários em unidades de saúde de Teresina para serem analisados.

“O inquérito visa determinar, de acordo com critérios científicos e epidemiológicos, qual a logística a ser utilizada quando a vacina – que está sendo desenvolvida – estiver de uso público”, informa a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. Para isso, será realizada a dosagem de Imunoglobulina G (IgG), anticorpo que o organismo produz quando entra em contato com algum tipo de microorganismo invasor e que serve para proteger a pessoa de futuras infecções, permanecendo por toda a vida.

Será feita a coleta de amostras de três a quatro ml de sangue em voluntários de até 20 anos de idade para conhecer a prévia infecção pelo vírus da dengue, determinada pela dosagem de IgG. Elas estão sendo coletadas nos hospitais municipais do Parque Piauí, Promorar, Buenos Aires e Dirceu Arcoverde, Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, Hospital Infantil Lucídio Portela e Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela.

 O estudo encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e está a cargo da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). O laboratório Hermes Pardini foi contratado por meio de licitação pela SPDM e realizará a logística de colheita, acondicionamento e transporte de amostras de sangue até suas unidades próprias locais.

A pesquisa escolheu municípios com mais de 500 mil habitantes para sua realização, e por critérios populacionais Teresina é a única cidade do Piauí que está participando. O objetivo é recolher 70 mil amostras de sangue em todo o país.

“A dengue é um problema que ainda traz muita preocupação aos gestores de saúde pública, e a possibilidade de se utilizar uma vacina no futuro poderá ajudar no controle dessa enfermidade. Por isso, pedimos apoio da população para que contribuam nesta pesquisa”, afirma Amariles Borba.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES