Reaplicação do Enem 2023 terá 93.620 participantes na terça (12) e quarta (13)

A divulgação do gabarito oficial da prova será no dia 27 de dezembro e o resultado final, dia 16 de janeiro de 2024

Reaplicação do Enem 2023 terá 93.620 participantes terça (12) e quarta-feira (13) | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As provas do Enem 2023 serão novamente aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro para candidatos que enfrentaram adversidades, como terem sido designados para locais de exame a mais de 30 km de suas residências nas datas originais, solicitações de remarcação devido a problemas médicos ou logísticos, e também para aqueles privados de liberdade.

Conforme o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pela organização do exame, um total de 93.620 inscritos estão nesses casos específicos. Dentre eles, 84.169 são alunos do Enem PPL (adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade), enquanto 9.451 são candidatos que solicitaram a reaplicação.

Apesar de o Inep não ter divulgado os motivos específicos para os pedidos de reaplicação, é conhecido que cerca de 50 mil alunos foram alocados em locais distantes de suas residências, oferecendo-lhes a oportunidade de realizar as provas nestas datas. Surpreendentemente, apenas 9.451 candidatos solicitaram a reaplicação, o que inclui aqueles que, eventualmente, enfrentaram doenças infectocontagiosas ou problemas logísticos. Não é possível determinar se os demais realizaram o exame nas datas originais ou se optaram por desistir do processo.

Em relação ao Enem PPL, o exame é aplicado desde 2010 pelo Inep em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Depen (Departamento Penitenciário Nacional). As provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é a aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa, de cada unidade da federação. Só podem participar aqueles que assinam o Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso, por meio de um sistema online.

Assim como na prova tradicional, no primeiro dia serão aplicadas a prova de Redação e 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira -Inglês ou Espanhol-, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), além de outras 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

No segundo dia serão 45 questões Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. A aplicação será das 13h30 às 19h nesta terça e das 13h30 às 18h30 na quarta. A divulgação do gabarito oficial da prova será no próximo dia 27 de dezembro na seção Provas e Gabaritos do portal do Inep, e o resultado final, dia 16 de janeiro de 2024, na página do participante.

(Com informações da FolhaPress - Claudinei Queiroz)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES