Receio de descontrole fiscal cresce e Ibovespa cai, na contramão de NY

O governo pretende pagar 400 reais por beneficiário do programa de transferência de renda Auxílio Brasil em 2022

Receio de descontrole fiscal cresce e Ibovespa cai, na contramão de NY | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Notícias de que o governo federal está prestes a aprovar um pacote de auxílio social que romperá o teto de gastos levavam nesta terça-feira o principal índice de ações brasileiras para a contramão do otimismo das praças internacionais.

Segundo informações da Investing.com, às 12:03, o Ibovespa mostrava queda de 2,2%, aos 111.943,94 pontos, perdendo o piso dos 112 mil pontos. O giro financeiro da sessão era de 11,2 bilhões de reais.

O governo pretende pagar 400 reais por beneficiário do programa de transferência de renda Auxílio Brasil em 2022, com parte do orçamento sendo pago dentro do teto de gastos e parte fora, disse uma fonte a par do assunto à Reuters.

Segundo profissionais do mercado, a notícia avivava os temores de descontrole fiscal, com Jair Bolsonaro procurando chegar competitivo às eleições presidenciais do ano que vem.

O governo pretende pagar 400 reais por beneficiário do programa de transferência de renda Auxílio Brasil - Foto: Agência Brasil

"Os mercados devem ficar na defensiva, enquanto observam o desenrolar dos acontecimentos", afirmou o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa, em nota a clientes.

Assim como já ocorrera na véspera, esse ambiente doméstico mais pesado impedia o Ibovespa de acompanhar a influência positiva das bolsas internacionais. Em Nova York, os índices subiam na esteira de expectativas para resultados de Facebook (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34), Apple (NASDAQ:AAPL) (SA:AAPL34) e Alphabet (NASDAQ:GOOGL) (SA:GOGL34).

Por aqui, o dia também era marcado por extensa agenda de anúncios corporativos, incluindo B3 (SA:B3SA3), Cesp (SA:CESP6), EDP (SA:ENBR3) Brasil, IRB Brasil (SA:IRBR3) Re e MRV (SA:MRVE3).

DESTAQUES

- MRV tinha queda de 4,8% após anunciar alta nos lançamentos e vendas no terceiro trimestre, com desempenhos da Luggo e da unidade AHS nos EUA compensando o recuo na divisão principal de construção de prédios de apartamentos no Brasil. Em nota a clientes, o BTG Pactual frisou os resultados fracos e o consumo de caixa, mas manteve recomendação de compra para as ações.

- B3 perdia 1,4%, após anunciar a compra de 100% da empresa de big data e inteligência artificial Neoway por 1,8 bilhão de reais, em dinheiro.

- EDP BRASIL caía 0,8% após anunciar a venda de 3 empreendimentos de transmissão de energia para a Actis por 1,32 bilhão de reais, além dop plano de vender hidrelétricas até o fim do ano.

- IRB BRASIL RE tinha estabilidade, após a resseguradora anunciar Willy Jordan Neto como novo vice-presidente financeiro e de relações com investidores.

- CESP subis 2,7%. Na segunda-feira à noite, Votorantim e CPP Investments anunciaram planos para consolidar seus ativos de energia no Brasil, com a criação de uma empresa que será controladora da Cesp. Em nota a clientes, o Credit Suisse avaliou que a transação deve permitir que a empresa tenha melhor estrutura de alavancagem e se beneficie da atual alta demanda com fontes renováveis. "Porém, os termos propostos parecem não favorecer os acionistas minoritários."

- PETROBRAS (SA:PETR4) era desvalorizada em 4,2%. A companhia afirmou ter tido "demanda atípica" de pedidos de fornecimento de combustíveis para novembro, muito acima dos meses anteriores e de sua capacidade de produção.

- BANCO DO BRASIL (SA:BBAS3) perdia 2,8%, com os grandes bancos também acusando a perspectiva de piora fiscal, mesmo com a informação de que o governo pode desistir do Imposto de Renda sobre dividendos. BRADESCO (SA:BBDC4) cedia 2,4%, enquanto ITAÚ UNIBANCO (SA:ITUB4) tinha queda de 1,8%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES