Receita alerta sobre golpe que promete antecipar restituição do IRPF

O órgão informa que não há como antecipar restituição. Os lotes são estabelecidos pela Receita, seguindo os critérios de ordem de prioridade e data de entrega

Receita alerta sobre golpe que promete antecipar restituição do IRPF | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Receita Federal divulgou nota nesta sexta-feira (19) em que alerta os contribuintes sobre uma tentativa de golpe de sites que prometem antecipar a restituição do Imposto de Renda 2023. De acordo com o órgão, os sites falam em "vantagens incríveis" para o contribuinte obter a restituição caso eles enviem dados, documentos e informações fiscais. "Em alguns casos, requerem até o pagamento de taxas a fim de "acelerar" determinado procedimento", informa a Receita.

O órgão informa que não há como antecipar restituição. Os lotes são estabelecidos pela Receita, seguindo os critérios de ordem de prioridade e data de entrega. A consulta ao primeiro lote de restituição deve ser liberada até quarta-feira (24), e o pagamento será feito no dia 31. Os beneficiados nesta remessa serão contribuintes que estão na lista de prioridade e entregaram os seus dados até 10 de maio.

A definição dos beneficiados nos próximos quatro lotes de restituição (um a cada mês entre junho e setembro, sempre com pagamento no último dia útil) dependerá do número de contribuintes incluídos a cada lote. "Não há antecipação desta lista", destaca a Receita. A instituição também explica que não envia comunicações eletrônicas contendo links ou pedidos para preenchimento de dados cadastrais, ou fiscais.

"A Receita Federal não manda email, SMS, mensagem no WhatsApp ou Telegram solicitando alguma informação", afirma a instituição. A comunicação é feita normalmente por carta e, por isso, é solicitado que o contribuinte mantenha o endereço atualizado.

A Receita orienta que as pessoas entrem na página oficial da instituição (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br) para retirar dúvidas e façam consultas sobre a declaração através do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) ou no aplicativo Meu Imposto de Renda.

(Com informações da Folhapress - Fernando Nazaraki)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES