Receita Federal abre consulta a lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração

Receita Federal abre consulta a lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física | Joedson Alves/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Receita Federal iniciou nesta quinta-feira (22) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente a fevereiro de 2024. O pagamento será realizado no próximo dia 29, beneficiando um total de 208.323 contribuintes. Esses lotes residuais abrangem os contribuintes que anteriormente estavam na malha fina e regularizaram suas pendências com o Fisco. O montante das restituições neste lote ultrapassa os R$ 304,1 milhões.

Dentre o valor total, R$ 208,9 milhões serão destinados aos contribuintes com prioridade, incluindo 3.155 idosos com mais de 80 anos, 25.536 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.351 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou com moléstia grave, e 6.744 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.

Além disso, 80.680 contribuintes sem prioridade legal também serão contemplados neste lote, os quais utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix. Por fim, o lote inclui ainda 88.857 contribuintes não prioritários.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se houver pendência, pode enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Como resgatar

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado - se, por exemplo, a conta foi desativada -, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deve requerer o valor pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e selecionando “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, deve clicar no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES