Receita Federal abre hoje prazo de entrega do Imposto de Renda

Prazo de entrega vai de 15 de março até 31 de maio neste ano. O programa está liberado para download desde o dia 12

Receita Federal abre hoje prazo de entrega do Imposto de Renda | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir desta sexta-feira, dia 15 de março, às 9h, tem início o período para submeter a declaração anual do Imposto de Renda 2024 à Receita Federal. Os contribuintes têm até 31 de maio deste ano para realizar a entrega. O programa necessário para preenchimento já está disponível para download desde o dia 12 e pode ser adquirido aqui. É importante ressaltar que as versões online e para dispositivos móveis possuem algumas restrições. 

DECLARAÇÃO PRÉ-PREENCHIDA: A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda é uma excelente opção para os contribuintes, oferecendo prioridade no recebimento das restituições para aqueles que a utilizam ou optam pela restituição via PIX. Os dados são inseridos a partir das informações da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), porém o contribuinte ainda é responsável por verificar e, se necessário, modificar, adicionar ou excluir dados. A declaração pré-preenchida está disponível via Programa Gerador de Declaração (PGD), Meu Imposto de Renda online ou em aplicativos para iOS e Android, sendo exclusiva para usuários dos níveis prata e ouro da conta gov.br

PASSO A PASSO PARA FAZER DECLARAÇÃO

O download do programa da Receita Federal para fazer a declaração do Imposto de Renda pode ser feito tanto pelo computador quanto pelo celular. No computador, há opções para Windows, multiplataforma (zip) e outros sistemas como Mac, Linux e Solaris. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PROGRAMA

Para celulares, os programas estão disponíveis para Android e iOS, e podem ser encontrados na loja de aplicativos buscando por "Meu Imposto de Renda". Mesmo quem já tem o aplicativo instalado de anos anteriores precisa baixar uma nova versão. Além disso, a declaração pode ser feita online, acessando o portal e-CAC e utilizando a página 'Meu Imposto de Renda'.

ALERTA: O contribuinte, porém, não poderá usar as opções de declaração online e por aplicativo caso tenha recebido:

  • rendimento tributável ou não, superior a R$ 5 milhões;
  • rendimento do exterior;
  • rendimento relativo à recuperação da parcela isenta da atividade rural;
  • ou correspondente a lucro em venda de imóvel residencial para aquisição de outro imóvel.

DOCUMENTAÇÃO: Organize seus documentos. Certifique-se de ter os informes de rendimentos da sua empresa, de instituições financeiras e de outras fontes de renda que recebeu no ano passado. Veja a lista de documentos necessários:

RENDA

  • Informes de rendimentos de instituições financeiras, inclusive corretora de valores;
  • Informes de rendimentos de salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadoria, pensões etc.;
  • Informes de rendimentos de aluguéis de bens móveis e imóveis recebidos de jurídicas etc.;
  • Informações e documentos de outras rendas percebidas no exercício, tais como doações, heranças, dentre outras;
  • Livro Caixa e DARFs de Carnê-Leão;
  • Informes de rendimentos de participações de programas fiscais (Nota Fiscal Paulista, Nota Fiscal Paulistana, dentre outros).

BENS E DIREITOS

  • Documentos que comprovem a compra e venda de bens e direitos ocorridas em 2023;
  • Cópia da matrícula do imóvel e/ou escritura de compra e venda;
  • Boleto do IPTU;
  • Documentos que comprovem a posição acionária de cada empresa, se houver.

DÍVIDAS E ÔNUS

  • Informações e documentos de dívida e ônus contraídos e/ou pagos em 2023.

RENDA VARIÁVEL

  • Controle de compra e venda de ações, inclusive com a apuração mensal de imposto (indispensável para o cálculo do Imposto de Renda sobre Renda Variável);
  • DARFs de Renda Variável;
  • Informes de rendimento auferido em renda variável.

PAGAMENTOS E DEDUÇÕES EFETUADAS

  • Recibos de pagamentos de plano de saúde (com CNPJ da empresa emissora);
  • Despesas médicas e odontológicas em geral (com CNPJ da empresa emissora);
  • Comprovantes de despesas com educação (com CNPJ da empresa emissora, com a indicação do aluno);
  • Comprovante de pagamento de previdência social e privada (com CNPJ da empresa emissora);
  • Recibos de doações efetuadas;
  • Recibos de empregada doméstica (apenas uma), contendo número NIT;
  • Recibos de pagamentos efetuados a prestadores de serviços.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Nome, CPF, grau de parentesco e data de nascimento dos dependentes;
  • Endereços atualizados;
  • Cópia completa da última Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física entregue;
  • Dados da conta para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado, caso haja;
  • Atividade profissional exercida atualmente.

O contribuinte também pode precisar fornecer informações adicionais sobre certos tipos de bens, como imóveis e veículos, além de detalhes sobre contas correntes e investimentos financeiros. Veja quais são essas informações: 

  • Imóveis: data de aquisição, área do imóvel, Inscrição municipal (IPTU), registro de inscrição no órgão público e registro no cartório de Imóveis;
  • Veículo, aeronaves e embarcações: número do Renavam e/ou registro no correspondente órgão fiscalizador;
  • Contas correntes e aplicações financeiras: CNPJ da instituição financeira.

DECLARAÇÃO OU RETIFICAÇÃO?

Ao iniciar o programa do Imposto de Renda 2024, vá para a aba "Nova" e selecione "Declaração de ajuste anual". Em seguida, escolha "Iniciar Importando Declaração de 2023" se a sua declaração do ano anterior estiver no mesmo computador. Caso contrário, selecione "Iniciar Declaração em Branco". 

DADOS CADASTRAIS

Comece preenchendo os dados pessoais, como endereço e CPF. Na seção "Identificação do Contribuinte", inclua o número do recibo da declaração entregue no ano anterior, o número do título eleitoral e sua ocupação. No topo da página, selecione "Declaração de Ajuste Anual Original" para indicar que esta é uma nova declaração. A opção "Declaração Retificadora" deve ser utilizada para fazer correções em uma declaração anterior referente ao mesmo ano.

RENDIMENTOS

É crucial declarar todas as informações fornecidas pelas fontes pagadoras e instituições financeiras para evitar problemas com a Receita Federal, como cair na malha fina. Certifique-se de obter os informes da sua empresa e do banco e declarar todos os rendimentos do ano passado.

Na ficha "Rendimentos tributáveis recebidos de Pessoa Jurídica pelo Titular", é necessário incluir todas as fontes pagadoras e os valores recebidos em 2022. Os rendimentos isentos e não tributáveis, como bolsas de estudo e ganhos com poupança, devem ser declarados em uma ficha específica. Os rendimentos provenientes de aplicações financeiras e participação nos lucros e resultados devem ser declarados na ficha "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva".

BENS E DIREITOS

As aplicações financeiras, saldo em conta corrente e bens como imóveis e veículos devem ser registrados na ficha "Bens e direitos". É necessário informar o valor em reais desses itens em 31 de dezembro de 2022 e no final de 2023.

PAGAMENTOS EFETUADOS

Os gastos com despesas dedutíveis, que podem ser comprovados, como pagamentos com saúde e educação, devem ser relatados na ficha "Pagamentos efetuados". É necessário fornecer o CNPJ ou CPF da instituição ou do profissional.

VERIFICAÇÃO DE PENDÊNCIAS

Há um botão denominado "Verificar pendências" disponível. Se algum campo obrigatório não estiver preenchido, o programa alertará e indicará as correções necessárias.  

COMPLETA OU SIMPLIFICADA

No último passo, você precisa escolher o modelo de tributação: por deduções legais, conhecido como declaração completa, ou por desconto simplificado. O programa indicará automaticamente a opção mais vantajosa, que proporciona o maior valor de restituição ou o menor valor de imposto a pagar. 

CONTA PARA RESTITUIÇÃO

Para os contribuintes com direito à restituição, o sistema solicita que informem o banco, a agência e a conta-corrente para o depósito. Aqueles que tiverem imposto a pagar têm a opção de parcelar o valor em até 8 cotas. 

ENTREGA DA DECLARAÇÃO

Por último, clique em "Entregar Declaração", localizado no canto inferior esquerdo da tela. A declaração será salva automaticamente. Em seguida, uma nova caixa de diálogo surgirá na tela, solicitando que o contribuinte selecione a declaração a ser entregue. Basta clicar em OK e pronto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES