Receita Federal paga hoje lote residual de restituição do Imposto de Renda

Os valores serão depositados nas contas bancárias indicadas na declaração do Imposto de Renda

Receita Federal paga hoje lote residual de restituição do Imposto de Renda | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (31), a Receita Federal efetuará o pagamento do lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente a janeiro. Um total de 306.224 contribuintes, anteriormente retidos na malha fina e que regularizaram sua situação com o Fisco, receberão um montante de R$ 800 milhões.

Os valores serão depositados nas contas bancárias indicadas na declaração do Imposto de Renda. Dentre os beneficiários, há grupos com prioridade legal, compreendendo 8.613 idosos com mais de 80 anos, 67.695 contribuintes entre 60 e 79 anos, 6.403 pessoas com alguma deficiência física ou mental, ou portadoras de moléstia grave, e 20.258 professores, cuja principal fonte de renda é o magistério.

Adicionalmente, 128.138 contribuintes, mesmo sem prioridade legal, estão incluídos neste lote devido ao uso da declaração pré-preenchida ou à opção pelo recebimento da restituição via PIX. Por fim, 75.117 contribuintes não prioritários também serão contemplados.

A consulta foi aberta no último dia 24 na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se houver pendência, pode enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

RESGATE

Se o crédito não for realizado, como, por exemplo, se a conta informada foi desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve - acessando o menu Declarações e Demonstrativos -, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES