Receita Federal paga nesta quinta lote residual de restituição do Imposto de Renda

O pagamento será feito na conta informada na declaração do Imposto de Renda

Receita paga nesta quinta lote residual de restituição do Imposto de Renda | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 358 mil contribuintes, anteriormente retidos na malha fina, regularizaram suas pendências com a Receita Federal e estão prestes a receber um montante total de R$ 762,9 milhões. Este pagamento faz parte de um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física, programado para ser efetuado nesta quinta-feira, 30 de novembro. Os valores serão depositados nas contas indicadas pelos contribuintes em suas declarações de Imposto de Renda. Dentre os 358.737 contemplados, destacam-se 5.774 indivíduos com mais de 80 anos, 58.060 na faixa etária de 60 a 79 anos, 6.654 com deficiência física, mental ou portadores de doença grave, e 14.863 cuja principal fonte de renda é o magistério.

Adicionalmente, 129.019 contribuintes sem prioridade legal receberão nesse lote devido ao uso da declaração pré-preenchida ou à opção pelo recebimento da restituição via Pix. Por fim, 144.367 contribuintes não prioritários também serão beneficiados. A consulta a essa restituição estava disponível desde o último dia 22 no site da Receita Federal. Os contribuintes podiam acessar a informação clicando em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, no botão "Consultar a Restituição", tanto pelo site quanto pelo aplicativo da Receita Federal em tablets e smartphones.

Aqueles que não encontrarem seus nomes na lista devem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), verificar o extrato da declaração e, se necessário, enviar uma declaração retificadora, aguardando os próximos lotes da malha fina.

No caso de a restituição não ser depositada na conta especificada na declaração, por exemplo, se a conta estiver desativada, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse período, o contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade, utilizando o Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).

Se o contribuinte não efetuar o resgate no prazo de um ano, será necessário requerer o valor no Portal e-CAC. Para isso, o cidadão deve acessar o menu "Declarações e Demonstrativos", clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, selecionar o campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES