Receitas próprias ajudaram o Piauí a manter folha de pagamento em dia

Nas despesas com pessoal, o governo fechou 2018 gastando 48,52% das receitas, índice que ficou bem próximo do limite legal de 49%.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As receitas próprias do Estado ajudaram o Piauí a enfrentar a crise financeira em 2018. O crescimento foi de quase 18%, o maior índice do país. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (21) pelo secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, na Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

"Só não atrasamos salários por causa das receitas próprias. O crescimento foi de quase 18%, o maior índice do país", declarou.

Nas despesas com pessoal, o governo fechou 2018 gastando 48,52% das receitas, índice que ficou bem próximo do limite legal de 49%.

"Por isso o governo proibiu reajustes, promoções e contratações naquele decreto que editou. Mas vale lembrar que a LRF já prevê todas essas medidas", explicou o secretário.

Rafael alertou que 2019 ainda será um ano difícil do ponto de vista econômico. "Temos que sacrificar o ano de 2019 para usufruir de bons momentos de 2020 em diante. A gente tem que se preparar para mais um ano de dificuldades, avaliou.

Metas fiscais cumpridas

O governo do Piauí cumpriu as metas fiscais estabelecidas para 2018.  Segundo o relatório apresentado na Alepi, que é referente ao 3º quadrimestre do ano passado, na saúde, dos 12% previstos na Constituição, o Estado investiu 12,08% do orçamento. Na educação a meta de 25% foi superada, fechando o período em 27,87%.

As receitas Correntes tiveram uma evolução, comparadas ao mesmo período de 2017, de 8,43%.

O Resultado Primário alcançado no terceiro quadrimestre de 2018 foi o valor negativo de R$ -139.492 milhões. A meta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê o valor negativo de R$ - 848.781 milhões de resultado primário, sendo assim, o Estado cumpriu com folga a meta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES