Reconhecimento de firma poderá ser feito de forma digital

Consumidores de todo o país já podem dar adeus as filas e fazer o reconhecimento de firma de maneira digital

Avalie a matéria:
Firma poderá ser reconhecida de forma digital | Divulgação CNB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A data para começar a vigorar é o dia 6 de junho. Isso quer dizer que desde ontem, consumidores de todo o país já podem dar adeus as filas e fazer o reconhecimento de firma de documentos de forma digital.

A novidade passa a ser oferecida pela plataforma on-line dos cartórios de notas (www.enotaassina.com.br). Através do site é possível assinar documentos de forma eletronica, além de poder ter a firma reconhecida pelo tabelião. Além disso é possível remeter o documento virtualmente para os destinatários.

Serviço como freconhecimento de firma pode ser feito de forma digital - Divulgação CNB

— A partir de agora, o cidadão pode escolher entre ir a um Cartório de Notas ou então fazer o serviço de forma eletrônica. Trata-se de uma facilidade enorme para os usuários, que ganham em comodidade e agilidade— destaca Giselle Oliveira de Barros, presidente do Conselho Federal da entidade.

Como poderá ser feito

Para realizar o reconhecimento de assinatura de forma eletrônica, no entanto, o usuário precisa ter um certificado digital notarizado, que pode ser emitido gratuitamente pela plataforma www.e-notariado.org.br. No procedimento, o tabelião faz a identificação do cidadão e o vincula ao certificado, com validade de três anos.

A partir daí, é possível acessar a plataforma www.enotassina.com.br, enviar o documento que necessita ter a assinatura reconhecida, indicar quais são as pessoas que precisam assiná-lo, tudo feito de forma eletrônica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES