Rede Cegonha está em consolidação no PI, atesta Ministério da Saúde

Com a garantia da assistência à gestante e bebê

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma ampla rede de assistência à mulher e ao bebê está em fase de consolidação no Piauí, foi o que apontou a área de infraestrutura do Ministério e da Secretaria de Estado da Saúde em reunião realizada nesta segunda (26), ao fazer um balanço da Rede Cegonha no Estado. De acordo com o levantamento dos órgãos, entre obras, aquisição de equipamentos e habilitação dos serviços, o Estado está com quase 100% do planejamento do programa executado.

De norte a sul, somente na parte estrutural, a Rede Cegonha teve um avanço significativo, desde obras entregues a aqueles em fase de finalização, como Centros de Parto Normal e leitos de Terapia Intensiva (UTI) neonatal em Parnaíba, Piripiri, Teresina, Floriano, São Raimundo Nonato e Picos e ainda adequações de hospitais gerais para assistência à gestante e à puérpera, com a ambientação de leitos comuns.

“Obras com o objetivo de adequar a porta de entrada dos hospitais gerais para o acolhimento das gestantes e o alojamento na enfermaria obstétrica, principalmente, com o objetivo de atender a lei que garante a presença do acompanhante durante todo o período de estadia da gestante e puérpera nas unidades hospitalares”, disse Cristiane Moura Fé, superintendente de Atenção à Saúde.

Em Parnaíba, Teresina e Floriano, já foram entregues 30 leitos de UTI Neonatal, o que ampliou e qualificou a assistência aos recém-nascidos que precisam de cuidados especiais. Ainda são previstos mais 50 leitos, entre UTI e Cuidados Intermediários, em Picos, Floriano, Parnaíba, Piripiri e São Raimundo Nonato, todos em fase avançada de conclusão.

A assistência hospitalar à gestante também é garantida com a abertura de Centros de Parto Normal (CPNs), com duas unidades em funcionamento: uma na Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, que funciona desde 2010, e outra em Piripiri, inaugurada em 2016, funcionando no Hospital Regional Chagas Rodrigues. Em São Raimundo Nonato e Parnaíba, as obras estão em etapa final de conclusão. A de Floriano deverá ser entregue já neste início de julho.

A Casa da Gestante, outra importante obra para acolhimento à puérpera, que precisa de cuidados especiais, mas sem necessidade de internação hospitalar, funciona em Teresina e Floriano, que deverá receber também uma nova unidade. A de Parnaíba também está em obras em fase de finalização.

Para acompanhar essas obras e certificar a execução nos prazos acordados, as equipes da Secretaria e do Ministério da Saúde sairão nesta terça, 27, em dois grupos para verificar in loco todos os percentuais de execução, ver pendências e definir prazos para o funcionamento dos serviços. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES