Rede de fibra óptica que liga o Brasil a Europa começa a operar em junho

Ao todo, serão 6,2 mil km de cabos que vão conectar a capital cearense Fortaleza à cidade de Sines, em Portugal.

Avalie a matéria:
uygbh | ghuo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dia 1° de junho será inaugurado novo cabo de fibra óptica que liga o Brasil à Europa! Pouco mais de seis meses desde que começou a ser instalado, um novo cabo submarino de fibra óptica começará a operar em breve. A tecnologia permite reduzir em até 50% o tempo de resposta na transmissão de dados - conhecido como latência - e beneficiará milhões de usuários.

Com investimento de cerca de R$ 1 bilhão, a rede EllaLink será a primeira a ligar diretamente o Brasil ao continente europeu, já que, até agora, a conexão de cabos de fibra óptica entre eles passava pelos EUA  ou África. Ao todo, serão 6,2 mil km de cabos que vão conectar a capital cearense Fortaleza à cidade de Sines, em Portugal.

 Ao todo, serão 6,2 mil km de cabos que vão conectar a capital cearense Fortaleza à cidade de Sines, em Portugal.

A inovação terá equipamentos para estender a transmissão de dados no país até São Paulo e Rio de Janeiro e a Lisboa, Madri e Marselha, no outro lado do Atlântico. O cabo começou a ser instalado em Fortaleza em dezembro, ocasião em que foi ancorado na areia da Praia do Futuro e levado por um navio até um ponto de encontro no oceano onde se juntou a outro cabo transportado por uma embarcação que saiu de Sines.

Em alguns pontos, os cabos no fundo do oceano podem chegar a quase 5 mil metros de profundidade. A conexão foi concluída em março. Desde então, testes vêm sendo conduzidos para que a estrutura comece a funcionar ainda em junho.

Em alguns pontos, os cabos no fundo do oceano podem chegar a quase 5 mil metros de profundidade. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES