Rede de internet da Piauí Conectado está presente nos 224 municípios

Para mudar essa realidade, o Estado, que já ocupou o penúltimo lugar no ranking nacional de inclusão digital, por meio da PPP Piauí Conectado

Rede de internet da Piauí Conectado está presente nos 224 municípios do PI | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A dificuldade de acesso à Internet ainda é uma realidade em muitos lugares, principalmente entre as camadas mais pobres da sociedade ou distantes dos centros urbanos. Esse também era o panorama vivenciado no Piauí até recentemente. A ausência ou má qualidade da conexão limitava os serviços aos cidadãos, sobretudo os oferecidos virtualmente.

Para mudar essa realidade, o Estado, que já ocupou o penúltimo lugar no ranking nacional de inclusão digital, por meio da PPP Piauí Conectado, vem implementando uma robusta rodovia digital com mais de 11 mil km, tornando-se. em dezembro de 2022. 100% conectado por meio de fibra óptica, permitindo a ampliação e modernização de serviços realizados pela administração pública estadual, especialmente em áreas como educação, saúde e segurança.

Rede de internet da Piauí Conectado está presente nos 224 municípios do PI - Foto: Ascom

As últimas cidades que receberam o projeto foram Barreiras do Piauí e Aroeiras do Itaim. Com elas, todos os 224 municípios piauienses passam a ser contemplados. O resultado, alcançado com dois anos de antecedência, é primordial para assegurar aos piauienses o direito de acesso à internet de qualidade, beneficiando além dos grandes centros urbanos, localidades distantes e de difícil acesso.

“Estamos muito felizes que o projeto chegou a todos os municípios do Piauí, e mais ainda porque com muito trabalho antecipamos esta meta que era para 2024. Agora podemos dizer que o Piauí está 100% on-line e que todos os piauienses poderão aproveitar os benefícios desta conquista”, comemorou Emerson Silva, diretor-presidente da SPE Piauí Conectado, concessionária responsável pela execução do projeto.

A partir do trabalho desenvolvido pela concessionaria, órgãos da administração pública estadual vêm sendo interligados em todo o Estado, tornando os serviços prestados aos cidadãos mais acessíveis, ágeis e eficazes. Outro benefício para a população é a contribuição que a PPP oferece para a universalização e democratização do acesso à internet através da disponibilização de conexão em espaços públicos em todo o Estado.

Com tudo isso, o Estado hoje lidera o índice nacional de velocidade de conexão pelo segundo ano consecutivo, de acordo com levantamento da plataforma Minha Conexão, o que é motivo de orgulho, uma vez que o Projeto Piauí Conectado tem forte impacto no alcance deste resultado.

O diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), Antônio Torres, ressalta a evolução do trabalho do projeto como uma vitória de todo o Estado. “Mais uma meta cumprida na gestão da ATI. Quando iniciamos, não tínhamos um município interligado com fibra da PPP Piauí Conectado, agora concluímos os 224 municípios, bem antes do período previsto em contrato. É mais um passo importante para o desenvolvimento, e uma vitória da tecnologia e de todo o Piauí”, afirma Torres.

Para Érica Feitosa, superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, a PPP Piauí Conectado também se destaca por usar a telecomunicação como vetor de desenvolvimento e inclusão, descentralizando o acesso à internet. “O Piauí possui grande número de cidades com menos de 50 mil habitantes, muitas delas com população inferior a 10 mil pessoas, o que dificulta que esses municípios tenham condições de construir sozinhos uma infraestrutura de internet mais robusta e eficiente. Com os 224 municípios contemplados com nossa rede, a PPP está trazendo inclusão digital para 100% do Estado, gerando oportunidade e transformação social para toda a população”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES