Harris: Gigante da tecnologia aporta no Piauí

No Piauí, a entrada da Harris deve-se a um investimento de quase R$ 1 milhão da Rede Meio Norte, a primeira emissora regional de TV do Estado

Engenherio Paulo Tukiama, da Harris, que veio a Teresina para acompanhar a instalação dos equipamentos de última geração e que marca a chega da empresa ao mercado local | Maurício Pokémon
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há uma década, qual seria a resposta a essa pergunta: Quando empresas de alta tecnologia vão entrar no mercado piauiense vendendo equipamentos que custam centenas de milhares de reais a empresas locais? Certamente não havia previsão. Pois isso está acontecendo exatamente agora, quando gigantes como a norte-americana Harris, líder em tecnologia de broadcasting, comemoram a entrada no crescente e promissor mercado nordestino, especificamente no Piauí.

O mercado de broadcasting, que inclui TV, rádio e telecomunicações, está em plena efervescência no Brasil devido ao advento da TV digital, conhecida pela sigla HDTV (high-definition television), uma televisão de alta definição e que abre perspectivas inovadoras de convergência digital. O atual sistema analógico, que ainda é usado na maioria do país, tem qualidade de imagem muito inferior.

No Piauí, a entrada da Harris deve-se a um investimento de quase R$ 1 milhão da Rede Meio Norte, a primeira emissora regional de TV do Estado. ?A emissora está muito bem estruturada e a mão de obra é qualificada?, elogia o field engineer da Harris que veio a Teresina acompanhar a instalação dos equipamentos, Paulo Tukiama. Ele é o engenheiro de campo que a Harris encaminha para coordenar os trabalhos nos Estados.

O Nordeste, devido ao pioneirismo da Meio Norte, é um destino recente para Tukiama, que confirma que a tecnologia digital instalada na sede da emissora é a mais moderna existente. ?Com essa transmissão digital, não há possibilidade de ?fantasmas?, ?tremidos? e ?chuviscos? na TV na casa do telespectador?, diz o engenheiro, lembrando, é claro, que o aparelho precisa ser digital para se verificar tamanho avanço.

A Rede Meio Norte começou as transmissões digitais na última semana. ?Foi uma espécie de presente de aniversário para Teresina, que completa 159 anos nesta terça- feira?, pontua o consultor de Jornalismo do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, José Osmando de Araújo.

Ele lembra que as duas tecnologias, analógica e digital, ainda vão conviver até pelo menos 2016, por imposição do governo brasileiro e porque a maioria dos telespectadores não comprou aparelhos

digitais ou conversores para seus equipamentos analógicos. ?Mesmo que o governo não tivesse tomado tal decisão, a Meio Norte iria respeitar seus telespectadores que ainda não adquiriram os aparelhos de última geração?, completa.

Com a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, há a expectativa que boa parte dos brasileiros compre novos aparelhos de TV, que já serão digitais. Isso apressaria a adoção da TV digital por completo.

?Transmissão digital é um grande avanço?, diz diretor técnico

A entrada da Harris no mercado local, através do alto investimento da Rede Meio Norte na instalação da TV digital, representa o maior avanço desde a chegada da TV no Piauí, na década de 60. ?O sistema analógico, bidimensional, não permite ao telespectador, por exemplo, assistir a transmissões em 3D?, explica o diretor técnico do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, Sylas Evangelista.

Ele comenta que o sistema analógico foi implantado no Brasil em 1936 e, desde então, mudou muito pouco. "O princípio físico continuou o mesmo?, detalha. A entrada da cor, a partir do início da década de 70, foi um desses avanços. Mas a TV digital é um salto diante desse passo de 40 anos atrás.

Para a Rede Meio Norte inaugurar suas transmissões digitais foram necessários equipamentos de ponta. Encoder, Excitador, módulos de potência, baterias de alta capacidade, super no-break, além de outros, são nomes que o leitor deve não conhecer, mas representam o que de mais moderno existe em transmissão digital.

Para se ter uma ideia, o transmissor é refrigerado a líquido. O que isso significa? Que ele consome menos energia, sendo considerado um equipamento ?verde?, que respeita o meio ambiente ao potencializar a eficiência energética.

Mesmo com as constantes quedas ou falta de energia em Teresina, na região onde está localizada a Rede Meio Norte, na zona Sul da capital, o super no-break vai garantir que a TV permaneça no ar com qualidade. Ele é um suporte para o grupo gerador que já existe na empresa. ?É uma segurança a mais, além do que ele trata a energia, que sai ?limpa??, revela Sylas Evangelista.

O telespectador poderá interagir com os programas

O início das transmissões digitais pela Rede Meio Norte é o futuro chegando à casa dos telespectadores. Graças aos recursos que esse tipo de tecnologia permite, o telespectador poderá, ao longo dos próximos anos, interagir com os apresentadores. As possibilidades são tremendas com a TV digital. Em casa, a família poderá votar em concursos transmitidos pela Meio Norte, participar de quizz (competições de perguntas e respostas muito comuns na TV), fazer compras e enviar sugestões diretamente.

?Essa possibilidade técnica ainda não está sendo usada no Brasil, até porque o Ministério das Comunicações tem de definir regras, mas em breve deve começar?, avalia o diretor técnico do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, Sylas Evangelista.

?Realmente a capacidade de interação entre audiência e apresentadores será grande?, confirma o

engenheiro da Harris

Fotos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES