Rede Meio Norte transmite hoje (31) a Procissão de Passos de Oeiras

A apresentação da transmissão será feita pelo jornalista Renato Montanha, que irá acompanhar todos os momentos da procissão e trazer informações sobre a celebração.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Oeiras, no Piauí, se prepara para a tradicional Procissão de Passos, que acontece nesta sexta-feira (31). O evento religioso, que atrai milhares de fiéis todos os anos, será transmitido ao vivo pela Rede Meio Norte, a partir das 16h30. A apresentação da transmissão será feita pelo jornalista Renato Montanha, que irá acompanhar todos os momentos da procissão e trazer informações sobre a celebração.

Tradição centenária, a Procissão de Passos é uma das maiores manifestações religiosas da primeira capital do Piauí. Durante a procissão, os fiéis percorrem as principais ruas da cidade carregando símbolos que retratam as cenas da Paixão de Cristo. Cada imagem é representativa de um momento diferente da história, como a condenação de Jesus, a sua queda com a cruz e a sua crucificação.

Rede Meio Norte transmite hoje (31) a Procissão de Passos de Oeiras (Foto: Prefeitura de Oeiras)

A transmissão da Rede Meio Norte permitirá que pessoas de todo o estado do Piauí e até de outras regiões do Brasil possam acompanhar o rito religioso, mesmo à distância. Este ano, o sermão do Encontro na Praça das Vitórias será proferido pelo arcebispo emérito de Teresina, Dom Jacinto Brito. A autoridade religiosa vai fazer uma reflexão a partir do tema da Semana Santa, “Caminhando com o Bom Jesus”. 

Nesta quinta-feira (30), ocorreu a Procissão da Fugida, momento em que a imagem do Bom Jesus deixa a Catedral de Nossa Senhora da Vitória e segue para a igreja Nossa Senhora do Rosário coberta por um dossel de cor roxa. No dia seguinte, na sexta-feira (31), por volta das 12h, começa o Ofício dos Passos, momento em que é cantada, por quase uma hora, uma oração que aborda todo o martírio e morte de Jesus Cristo.

Às 16h30 inicia o momento mais esperado da programação, a Procissão do Bom Jesus. Fiéis caminham da Igreja de Nossa Senhora do Rosário em direção ao Centro Histórico da cidade, parando em pequenas capelas de Passos decoradas com alecrim e com uma flor típica do artesanato de Oeiras, chamada “flor de passos”.

Durante o percurso, enquanto são proferidos salmos de perdão e cantos de glorificação, religiosos se preparam para posicionar a imagem de Bom Jesus dos Passos diante de Nossa Senhora das Dores. Após essa etapa da Procissão, todos seguem em direção ao Passo do Engano, no ato em que a imagem do Cristo dá três voltas ao redor de si e depois é levada pela Rua das Flores até o adro da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, destino final da Procissão.

O professor de história e secretário Municipal de Cultura de Oeiras, Junior Vianna, ressalta que a celebração é uma grande Via Sacra. “É um misto de cultura popular da liturgia sacra. O povo que se sente partícipe desse processo como um caminheiro tem nesse trajeto a sua história de vida envolvida. Temos muitos fiéis pagando promessas e outros fazendo pedidos. A festa do Bom Jesus dos Passos é a nossa maior manifestação religiosa e, sem sombra de dúvida, um dos principais símbolos da identidade cultural da cidade”, falou.

A transmissão da Procissão de Passos em Oeiras pela Rede Meio Norte será uma oportunidade única para os telespectadores acompanharem de perto essa tradição religiosa tão importante para a cultura do Piauí. A celebração tem um grande significado para a população local, que vê na procissão uma oportunidade de expressar a sua fé e de manter viva uma tradição histórica que faz parte da cultura da cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES