Rede Meio Norte vai a Jericoacoara mostrar a identidade do turismo cearense

A partir das 13h, a jornalista Cinthia Lages apresenta as curiosidades dos lugares vistos como refúgios no paraíso

Jeri | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Rede Meio Norte realiza nesta terça-feira (19), no programa Agora, mais um giro nos locais que são exemplo de sucesso no setor turístico. A partir das 13h, a jornalista Cinthia Lages apresenta as curiosidades do lugar visto como um refúgio no paraíso, a vila de Jericoacoara. Telespectadores também vão conhecer Tulum, no México.

Situada a cerca de 300 km da capital Fortaleza (CE), mais precisamente na cidade de Jijoca de Jericoacoara, o olimpo também chamado carinhosamente de “Jeri” é um lugar pacato, com ruas sem calçamento e cenários de tirar o fôlego.

Turismo 'pé na areia' (Viajando sem Parar / divulgação)Com paisagens encantadoras, a vila convida pés descalços para um passeio pelo chão de areia limpa que leva os aventureiros até as ondas de um mar de águas claras e atrativas. A reportagem da Rede Meio Norte vai de encontro com a simplicidade que conquista turistas brasileiros e estrangeiros.

“A gente foi a Jericoacoara porque lá é um destino importante dentro do turismo no Brasil. A gente mostra na reportagem que Jeri, a despeito de ser uma praia de difícil acesso, foi criada uma estrutura e estabelecimento de regras que preservam a vila e que atraem investimentos”, falou a jornalista Cinthia Lages.

Jericoacoara passou a receber uma grande quantidade de visitantes na década de 1980, quando, na época, apenas 600 moradores viviam na vila. O primeiro plano diretor para regulamentar o turismo na região surgiu dez anos depois, após uma ocupação feita de forma irregular que estava fora do controle do estado.

A legislação estadual e municipal criou mecanismos para organizar a atividade turística, com o intuito de preservar a vila. Quem escolheu esse destino para tirar férias ou para morar, sabe que não encontrará ruas asfaltadas. O trânsito de veículos é limitado e a administração cobra uma taxa pela permanência dos turistas.

O desenvolvimento de Jericoacoara atraiu de volta os moradores que tinham deixado o lugar em busca de oportunidades de trabalho nas cidades maiores.

Gente do mundo todo adotou “Jeri” para sempre e montou negócios, restaurantes, lojas e serviços. São eles que atendem a demanda turística no local que possui hoje uma população flutuante que chega a 400 mil habitantes.

A inauguração do aeroporto de Jericoacoara, no município de Cruz, no ano de 2017, promoveu o aumento do turismo internacional. A chegada de mais gente resultou em um verdadeiro boom de empreendimentos voltados para hospedagem. Estima-se que existem 5 mil acomodações disponíveis.

Tulum, no México

Ainda nesta terça-feira (19), a Rede Meio Norte também vai mostrar os encantos de Tulum, no México. A ilha de pescadores que por vezes era esquecida diante da popularidade de Cancún, passou a ser o destino principal da viagem de muitos turistas.

Para quem tem planos para visitar Tulum ou para investir no turismo do paraíso de uma águas de múltiplos tons de azul, a reportagem da jornalista Cinthia Lages vai oferecer um guia imperdível aos aventureiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES