MN e Clube se alternam na liderança; JMN, Portal e rádios batem recordes

Os dados são do Instituto Amostragem, que realizou pesquisa que reflete hábito do telespectador.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Amostragem realizou, no período de 19 a 23 de abril de 2013, a primeira pesquisa que reflete o hábito do telespectador em assistir televisão, com especificação por faixa horária. Os dados foram elaborados eletronicamente utilizando recursos do Programa SPSS com os resultados apresentados em tabelas de percentuais com base (100%) no número de entrevistas e gráficos estatísticos. A pesquisa ouviu 400 pessoas com 15 anos ou mais de idade, residentes em Teresina.

Pela pesquisa, a Rede Meio Norte de Televisão é a emissora mais identificada com o Piauí para 43% dos entrevistados. As emissoras TV Clube e TV Cidade Verde nesta aferição estão empatadas 25% e a TV Antena 10 10%, seguida das outras emissoras, TV Antares e TV Assembleia que não passam de 1%.

Na pesquisa por faixa horária definida entre 6h20 da manhã e 14h30, a Rede Meio Norte se alterna com a maior Rede de Televisão do país e 4ª maior do mundo em 1º e 2º lugares de preferência do telespectador. O destaque vai para o programa Ronda, apresentado por Beto Rego, que durante toda a sua exibição é 1º lugar em preferência, chegando na faixa horária de 11 horas às 12 horas a ter o triplo de audiência da concorrente.

Em praticamente todos os horários nesta faixa de programação a Rede Meio Norte tem melhor desempenho que a soma de preferência da 3ª e 4ª colocada, inclusive quando no mesmo horário a Rede Meio Norte concorre com as três emissoras exibindo programação nacional.

Média de 06h20 às 14h30: Clube ? 16, Meio Norte ? 15,1 Na média turno, faixa horária de 06h20 às 14h30, a Rede Meio Norte tem apenas 0,9 pontos a menos de preferência que a TV Clube. A Rede Meio Norte aparece com 15,1, a TV Clube com 16, seguidos de longe por TV Cidade Verde 4,3 e TV Antena 10, 3,7.

A pesquisa também revela o hábito do teresinense em assistir televisão por faixa horária, revelando que o horário nobre da televisão piauiense sem dúvida é de 12h às 13h. Horário no qual 65% dos televisores estão ligados.

Índice praticamente igual à porcentagem de televisores ligados em faixas noturnas. De acordo com o diretor de programação da Rede Meio Norte, Wrias Moura, a pesquisa reafirma o que se tinha de percepção empírica, que o número de televisores ligados no horário de meio-dia é praticamente o mesmo do horário noturno. ?Definitivamente o horário nobre da televisão regional é de 12h às 13h30?, afirma Wrias.

O maior pico da Rede Meio Norte acontece das 11h as 12h30. Durante toda esta faixa horária os telespectadores da capital preferem a Rede Meio Norte, que tem 29 pontos percentuais. O maior pico da TV Clube acontece de 12h às 13h, neste horário a emissora tem 28 pontos percentuais. No entanto na primeira meia hora, 12h as 12h30, mesmo estando em seu pico, a TV Clube está atrás um ponto do programa Ronda da Rede Meio Norte.

Durante a manhã a TV Clube passa mais tempo em 1º lugar, no entanto, a maior diferença entre as duas emissoras se configura para o Meio Norte de 11h às 12h. Nesta faixa, a Rede Meio Norte tem praticamente 17 pontos de diferença para a concorrente e o dobro das três concorrentes somadas.

A maior diferença para TV Clube se dá de 7h às 8h da manhã, em apenas 9 pontos, quando a Rede Meio Norte com o seu Bom Dia Meio Norte concorre com o programa nacional da emissora.

No início da manhã, o destaque também vai para o Bom Dia Meio Norte que se mantém sempre em segundo lugar. Na primeira hora de exibição, de 6h20 às 7h, quando a porcentagem de televisores ligados é maior, o programa está apenas a 4 pontos da 1ª colocada.

Outro destaque é o programa Revista Meio Norte, que no horário de menor porcentagem de televisores ligados do dia permanece na segunda colocação vencendo inclusive os programas nacionais da TV Antena 10 e da TV Cidade Verde, com projeção de cerca de mais de 20 mil televisores ligados só na capital Teresina (considerar 4.500 televisores ligados por ponto percentual).

Entre os jornalísticos de meio-dia, o programa Agora permanece na segunda colocação e colado na TV Clube, quando disputa com todos os programas nacionais da emissora, seguido de longe pela TV Antena 10 e TV Cidade Verde.

De acordo com Wrias Moura, o resultado desta pesquisa mostra que a decisão do Sistema Meio Norte de regionalizar 100% a sua programação foi acertada e começa a gerar frutos. ?A consolidação desta faixa horária (6h20 as 14h30) nos motiva a trabalhar ainda mais para manter os números e buscar o fortalecimento de toda a grade.

O piauiense quer saber sobre o seu Estado, quer se ver na TV, quer se informar sobre seu Estado e dizer que uma emissora que faz isso 24 horas não tem esta identidade é no mínimo um equívoco muito grande. Estamos evoluindo, estreando novos projetos e iremos em breve ter resultados ainda melhores?, disse Wrias. O diretor de Jornalismo José Osmando reforça a força do crossmídia.

?Segundo a pesquisa, temos o jornal mais lido do Estado, o Portal de Notícias mais acessado, as Rádios de maior audiência e a TV mais identificada com o Piauí, isso mostra que a junção de meios de comunicação de perfis diferentes em um Sistema de Comunicação Integrado garante alcançar os objetivos de comunicação que desejamos. E queremos usar estes objetivos em favor do Piauí?, pontuou José Osmando.

O diretor Comercial do Sistema Meio Norte, Leônidas Escobar, reforça que hoje investir em publicidade no Sistema Meio Norte é o melhor custo benefício do mercado piauiense. ?Temos todas as possibilidades de chegar ao piauiense de alguma forma. Seja ele internauta, leitor, telespectador ou ouvinte. E isso se reverte em retorno aos nossos clientes?,finalizou Escobar.

Jornal Meio Norte consolida liderança entre os leitores

Pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem, em Teresina, no período de 19 a 23 de abril de 2013, revela que o Jornal Meio Norte permanece líder absoluto na preferência das pessoas que têm o hábito de ler jornal diariamente em nossa capital. O percentual de leitores do JMN é de 74,05%, uma posição praticamente inalterada em relação a pesquisas anteriores. O jornal O Dia, que aparece em segundo lugar, tem 39,87% dos leitores, e o Diário do Povo fica com 18,35%. Entre os homens, 77,38% se dizem leitores do JMN. Entre as mulheres, 70.27%.

Foram ouvidas 400 pessoas, com 15 anos de idade e mais, de ambos os sexos e todas as classes econômicas.

Na classe A o JMN detém o maior número de leitores, atingindo 87,50% dos entrevistados, contra 31,25% dos O Dia e 6,25 do Diário do Povo. Nos públicos adulto/jovem, dos 18 aos 34 anos, o JMN atinge sua melhor posição, alcançando 78,22%.

Quando se quis saber do leitor qual ?o jornal mais completo e independente?, 59,59% responderam ser o Jornal Meio Norte, 18,99 O Dia e 5,70 o Diário. Na questão ?melhor projeto e impressão?, o JMN obteve 57.70%, O Dia 22.78% e o Diário 3.80. Quando se buscou saber ?qual o Classificado de jornal? mais conhecido, 64,56% afirmaram ser o Meio Norte, 18.99% O Dia. Na classe A essa referência aos Classificados do JMN sobe para 75,68%, contra 10.81% de O Dia. Na Zona Sul, essa resposta ao JMN atinge 85,71%.

Curtidores da Fan Page dão ao meionorte.com crescimento fenomenal

Às 12h30 da última sexta-feira, o número de curtidores da Fan Page do meionorte.com no Facebook era de exatos 515.566, um marco espetacular para o maior portal de notícias das regiões Norte e Nordeste do país, líder em audiência.

Esse número não para de crescer e revela que os internautas optaram para valer pelo meionorte.com, um portal que além de informação, da prática de um jornalismo plural, abrangente, trabalha com entretenimento, com fatos bizarros e histórias que despertam crescente interesse.

Para se ter uma ideia desse fenomenal crescimento, basta lembrar que em 1º de janeiro deste ano o portal tinha apenas 164.489 curtidores no Facebook, em 31 de janeiro já alcança 201.384 e em 15 de março passou a barreira dos 300 mil curtidores.

Comparando-se a quantidade de curtidores do Facebook no meionorte.com entre primeiro de janeiro e 17 de maio, o percentual de crescimento é de 312%. De 15 de março, quando chegou aos 300 mil curtidores, até a última sexta-feira,quando o número de curtidores chegou aos 515.566, o acréscimo foi de 215.566 em apenas dois meses.

Meio Norte FM mantém liderança e detém 85,71 na Classe A

A Rádio Meio Norte FM mantém-se no lugar em que sempre esteve desde sua fundação, ou seja, na liderança absoluta entre os ouvintes, alcançando o invejável índice de 74,04%, contra 29,36% da segunda colocada. A Boa FM, também pertencente emissora focada no público mais jovem, já está na terceira colocação, alcançando 10.64%, embora tenha somente 14 meses no ar.

Isso é o que revela pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Amostragem, com 400 pessoas, em Teresina, no período de 19 a 23 de abril. Entre as pessoas entrevistadas, 58, 75% dizem ser ouvintes de rádio. A maior concentração de ouvintes da Meio Norte FM encontra-se nas faixas de 25 aos 34 anos, onde estão 82,14%, entre os 35 e 44 anos, 78,79%, e na classe A, com 85,71%.

Por sua vez, entre os pesquisados na faixa dos 15 aos 17 anos, 28,57% são ouvintes da Boa FM, uma situação que deixa a mais jovem emissora FM de Teresina bem próxima do segundo lugar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES