mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Rede MN exibirá programa sobre lendas do Piauí no dia 28 de fevereiro

A exibição acontece no dia 28 de fevereiro, às 12h30, pela TV Meio Norte.

Porca do Dente de Ouro, Barba Ruiva, Morou tá na Boca, Veado Bahião, Num se pode, Cabeça de Cuia, Haja Pau, Porca Jaú, Pé de Garrafa, Big Loira. Muitos desses nomes que povoam o imaginário popular fazem parte das inúmeras lendas do folclore brasileiro que mostram a riqueza da cultura, que vem ao longo dos anos, se mantendo viva e alimentando as gerações com mistérios e muita imaginação. E no Piauí, algumas delas são bem características da região, como a lenda do Cabeça de Cuia.

Quem é piauiense certamente já ouviu falar da lenda do Cabeça de Cuia, a história de Crispim, um jovem garoto que morava às margens do rio Parnaíba e de família muito pobre que certo dia, chegando para almoço, sua mãe lhe serviu uma sopa rala, com ossos, já que faltava carne na sua casa frequentemente. Nesse dia ele se revoltou, e no meio da discussão com sua mãe, atirou o osso contra ela, atingindo-a na cabeça. Amaldiçoado, ficou a vagar no rio e com a cabeça enorme no formato de uma cuia. Vagaria dia e noite e só se libertaria da maldição após devorar sete virgens, de nome Maria. Em Teresina, um dos pontos turísticos mais visitados da capital, traz o monumento do Cabeça-de-cuia.

E pensando em tornar as lendas do Piauí ainda mais conhecidas, o ator e apresentador Fábio Costa, o Palhaço Leleco, que tem um programa nos fins de semana, o Teleleco, com transmissão pela TV Meio Norte, irá apresentar a Passeata de Marmotas.

Rede MN exibirá programa sobre lendas do Piauí no dia 28 de fevereiro - Imagem 1

O projeto que surgiu a partir de uma outra iniciativa dele e do músico e amigo Osnir Veríssimo, agora, toma forma para televisão e, quem sabe, futuramente, também siga para o teatro. “Em 2010, eu e o Osnir Veríssimo, pegamos um livro do Fontes Ibiapina, Passarela de Marmotas, um dos maiores levamentos das lendas do Piauí. Escolhemos dez lendas do livro e, a partir dos textos, fizemos as letras das músicas. O Osnir musicou e fizemos o CD, Passeata de Marmotas. Foram mil Cd´s. E agora com a Lei Aldir Blanc - prêmio Maria da Inglaterra resolvi colocar um novo projeto. No CD, eu conto a história da lenda e, em seguida, a gente canta. Fiz o projeto para desenvolver dez apresentações no Teleleco”, diz.

A ideia é colocar música, dança, encenação, contação. Tudo em um só espaço. Um grupo de bailarinos com a coreografia de Joana D´arc e figurinos de Wilson Costa estão sendo ensaiados para participarem do projeto que promete movimentar a criançada que assistir aos programas.

A exibição acontece no dia 28 de fevereiro, às 12h30, pela TV Meio Norte, e também vai se transformar num quadro no programa Teleleco, em 10 episódios mostrando as dez lendas.

O projeto da Passeata das Marmotas foi contemplado pela Lei Aldir Blanc - Prêmio Maria da Inglaterra/ Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Piauí. 


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail