Rede pública de saúde do Piauí ganha primeira unidade de tratamento de AVC

A equipe será composta de sete neurologistas, sete clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) anunciou, no início desta semana, que fez a entrega da primeira Unidade de Tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) da rede pública do Piauí. O novo serviço, implantado no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, tem o objetivo de diminuir sequelas neurológicas e óbitos decorrentes da doença. 

A unidade conta com duas enfermarias e 10 leitos equipados, conforme o superintendente de Média e Alta Complexidade da SESAPI, Dirceu Campelo. “Estamos concluindo a reforma da Unidade tipo III, da rede de referência de AVC, a primeira deste tipo no Estado do Piauí, com 10 leitos, todos equipados, com tudo que a portaria exige. Isso vai ser muito importante para a população, tendo em vista que vamos ter na capital uma Unidade específica para o AVC e altamente especializada”, explica o gestor.

Rede pública de saúde do Piauí ganha primeira unidade de tratamento de AVC (Foto: Ascom Sesapi)O diretor-geral do HGV, Davyd Basílio, contou que a Unidade vai atender os pacientes via regulação com atendimento neurológico e de endovascular. “O objetivo é salvar vidas e evitar sequelas com a aplicação de uma medicação composta por trombolíticos num espaço de 4 horas e meia da ocorrência ao atendimento”, destaca o diretor.

Para o coordenador da Linha de AVC no Estado, o neurointervencionista Romilto Pacheco, a Unidade vai ser de grande importância para o tratamento do AVC nas primeiras horas. “A Unidade vai proporcionar o tratamento trombolítico para salvar o paciente nas primeiras horas, o que consiste na injeção de uma substância química no local onde o coágulo se formou, para que ele se dissolva, evitando sequelas e óbitos.

A previsão é que a Unidade já comece a funcionar no início de abril. A equipe será composta de sete neurologistas, sete clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES