Redução da Jornada de Trabalho pode prejudicar PAC

A proposta faz parte de um pacote de nove projetos de lei que tramita este ano no Congresso Nacional

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está em fase de análise no Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95, que visa reduzir a jornada de trabalho das atuais 44 horas semanais para 40 horas, sem o correspondente ajuste nos salários, e aumentar a remuneração das horas extraordinárias de 50% para 75%.

A proposta, faz parte de um pacote de nove projetos de lei, quase todos de autoria do Poder Executivo, que tramita em 2010- ano de eleições- A decisão, que já foi aprovada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, repercutiu de modo muito positivo entre os trabalhadores, mas entre os empresários, não foi bem recebida.

Sob a alegação de que o aumento de custos trabalhistas com a mudança poderia chegar a até 10% das folhas de pagamento, o patronato considera que a proposta de mudança defendida pelas centrais sindicais é inviável.

O maior repúdio se dá no setor da construção Civil. Para o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina (Sinduscon Teresina) uma das conseqüências imediatas da redução da jornada será o aumento de 4,8% no custo direto das moradias do programa Minha Casa, Minha Vida.

Isso significa que a verba verba destinada para o programa deixará de financiar aproximadamente 48 mil unidades. Ou seja, pelo menos 240 mil brasileiros continuarão sem casa até que outro programa seja implementado.

Além disso, a prestação mensal a ser paga por uma família com renda de 3 a 10 salários mínimos vai sofrer acréscimo, ocasionando impacto no orçamento dessas famílias.

O presidente do Sinduscon, Andrade Júnior, considera inoportuna as mudanças, uma vez que o setor da construção civil está em amplo crescimento. ? Alguns países já passaram por essa experiência diminuindo a carga horária semanal, mas retornaram à situação anterior em virtude do efeito danoso de retração da economia?, argumentou o presidente.

Em sua opinião, se a PEC 231 for aprovada com o texto proposto, com redução de jornada de trabalho, mas sem a redução de salários, além de não gerar novos empregos , vai provocar desemprego. ? As empresas terão seus custos elevados, pois aumentarão os gastos com salários, encargos legais e benefícios como planos de saúde, transporte, refeição. Com custos maiores, deixarão de ser competitivas no mercado?, completa.

Apesar do posicionamento crítico do empresariado, um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), os trabalhadores apontam que a oneração do setor seria bem menor, de 1,9% sobre a folha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES