Reforma administrativa:Governo aumenta meta de economia para R$ 400 mi

O documento foi entregue pelo governador ao presidente Themístocles Filho nesta segunda (18).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias entregou, nesta segunda-feira (18), ao presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho, a proposta de reforma administrativa do Estado. O documento prevê um programa de ajustes para o equilíbrio financeiro e melhorias de investimentos no Piauí entre os anos de 2019 e 2022. Com a reforma, o Governo do Estado deve economizar até R$ 400 milhões por ano.

Wellington fez uma breve apresentação do projeto aos parlamentares. A mensagem foi lida em plenário e dada como recebida. Segundo Themístocles Filho, a partir desta terça-feira (19), o projeto começa a tramitar nas comissões técnicas da casa, quatro no total. 

De acordo com o documento, leis e decretos devem se adequar à organização administrativa do Estado e ao Programa de Desenvolvimento Econômico para a melhoria de qualidade de vida no Piauí. O objetivo é alcançar, até 2022, um alto desenvolvimento com IDH igual ou acima de 0,7. 

O projeto propõe ainda a extinção de órgãos com uma redução de 19 pastas. A proposta planeja a fusão entre secretarias e absorção de algumas áreas. “O objetivo da nova estrutura administrativa mira a eficiência e economia para enfrentar a crise econômica nacional, permitindo que o Governo do Estado continue prestando os serviços prioritários para a população e o Piauí prossiga caminhando rumo ao desenvolvimento”, garante Wellington. 

Uma das medidas é o encerramento de contratos que estavam em vigor e venceram ou por decisão de antecipar conclusão. “Vamos ainda reduzir em, no mínimo, 25% contratos em andamento, locação de veículos, máquinas e equipamentos, material de consumo, eventos e viagens”, afirmou o governador. 

Para garantir o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a reforma sugere a contenção de despesas com pessoal: diárias, horas extras, progressão, enquadramentos, promoção e reajustes. Uma revisão de folha de servidores ativos, aposentados e pensionistas também deve ser realizada, bem como revisão e redução do quadro de substitutos com pessoal para áreas fim.

A reforma prevê ainda a criação de projetos de lei, decretos e resoluções permitindo maior controle das receitas e das despesas, tendo o orçamento como instrumento principal, especialmente medidas para equilíbrio atuarial na Previdência. A redução do déficit é o que mais permite ampliar a capacidade de investimentos.

Outras áreas

Na segurança, o destaque no projeto de reforma é para a implantação do Sistema de Segurança pela Classificação de Risco: Alto Risco, Médio Risco e Baixo Risco. Na educação, a sugestão de um sistema seguindo metas anteriores, profissionalização de jovens e adultos e parcerias com os municípios. Na área da saúde, o foco é para o saneamento e aumento da expectativa de vida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES