Reforma do Centro de apoio a pessoas com deficiência visual é inaugurada

Centro tem capacidade para atender 160 pessoas da comunidade.

Inauguração do CAP | Gabriel Paulino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) foi inaugurado nesta quarta-feira, 6. O espaço com capacidade para atender 160 pessoas dispõe de atendimentos em Braille, Soroban, Arte, Musicografia Braille, Contação de Histórias, Leitura e Produção Textos, informática acessível, além de acompanhamento multidisciplinar com Psicólogo, Psicopedagogo, Fonoaudiólogo, Educador Físico, Fisioterapeuta e Serviço Social.

Executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, as obras de reforma e modernização receberam investimentos de R$ 2,5 milhões.

A governadora Regina Sousa destacou a importância dessa obra, pois é uma política pública que vem sendo executada desde 2003, com a criação de uma coordenadoria que depois foi transformada em secretaria. "Fizemos o CEIR em Teresina, um espaço fantástico de recuperação, temos alguns nos municípios. Temos essa preocupação de tornar a vida das pessoas com deficiência o mais natural possível, para que elas vivam com independência", disse.

Regina Sousa manifestou sua alegria em entregar essa obra e disse que graças aos recursos de impostos e ao dinheiro extra do precatório do Fundeb foi possível realizar obras na educação.

A diretora Maria Lila, diretora do CAP, esse é um momento especial e destacou o empenho dos servidores que desempenham o trabalho com paixão e citou que no dia 28 de agosto o espaço faz 24 anos e só tem motivos para comemorar, pois é referência e já transformou a vida de muitas pessoas.

A promotora de Justiça, Marlúcia Evaristo, mãe de um filho com deficiência visual, destacou a importância desse espaço de educação inclusiva e contou um pouco de sua experiência e missão como mãe de um filho com deficiência visual e contou que o filho foi bem recebido e alfabetizado no CAP e hoje está no 3º Ano do Ensino Médio e falou da importância desse espaço transformador na vida das pessoas.

Para o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), Mauro Eduardo, o Piauí é referência em políticas públicas de inclusão da pessoa especial e citou o papel dos centros como CEIR, CIES e CAP, que já funcionam na capital e também no interior.

Na solenidade, o secretário de Educação, Ellen Gera, o CAP é um espaço de acolhimento e de transformação de vida e conta que em 2003, trabalhou na SEID e fez o mapeamento das pessoas com deficiência no Piauí e na época contabilizou cerca de 512 mil e lembrou ainda que o censo escolar de 2010 eram 1.500 alunos com alguma deficiência e hoje são mais de 20 mil pessoas que existiam e não eram vistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES