Reforma do Theatro 4 de Setembro será entregue dia 21 de abril

O governador Wellington Dias (PT) visitou, na tarde dessa quinta.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A segunda etapa da reforma e restauração do Complexo Cultural que envolve o Club dos Diários e o Theatro 4 de Setembro será concluída até o dia 21 de abril. Dessa vez, é o teatro que ganha melhorias, principalmente na sua parte administrativa, onde o piso está sendo trocado, assim como toda a parte elétrica do prédio centenário. Com a reforma, foram feitas novas divisões e criadas novas salas. Os banheiros e camarins também estão sendo contemplados. O governador Wellington Dias (PT) visitou, na tarde dessa quinta-feira (7), a obra de restauração do Theatro 4 de Setembro

Na parte externa, o teatro ganha pintura nova – mantendo as cores presentes na fachada do Club dos Diários – e manutenção de suas características originais. Além disso, o teto do Complexo está sendo recuperado, com troca de todas as telhas. “Com a reforma, a parte administrativa do teatro ganhou novas salas e banheiros. Uma das salas que servia como um depósito está sendo recuperada e vai dar lugar a uma cantina”, explica Alexandre Filho, da Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria Estadual de Cultura – Secult.

Outro espaço que será reativado é uma sala de dança que estava fechada. O espaço vai ser climatizado e vai ganhar nova iluminação. O local funcionará como um espaço de ensaios de dança, bem como de realização de outros eventos. A obra está sendo executada com recursos próprios do Governo do Estado, através da Secult. No total, estão sendo investidos R$ 850 mil em todo o Complexo Cultural.

“Queremos recuperar todos os nossos espaços culturais. O Club dos Diários e o Theatro 4 de Setembro estão entre os mais importantes. O mesmo vai acontecer com o Museu do Piauí e com a Biblioteca Estadual. Além disso, recentemente entregamos a reforma das Escolas de Dança e de Música que, juntas, atendem 2,5 mil alunos. As melhorias também serão levadas para as casas do interior do Estado”, diz o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Em janeiro deste ano, a Secretaria Estadual de Cultura entregou o novo Club dos Diários, após restauração. Do piso ao teto, detalhes do prédio foram recuperados minuciosamente. A sala Torquato Neto, agora Teatro, também ganhou melhorias e foi reaberta ao público, assim como a Galeria de Arte “Nonato Oliveira”, que recebe exposições e eventos.

O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes é a próxima casa a ganhar reforma, juntamente com a Biblioteca Estadual Des. Cromwell de Carvalho. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES