Reforma ortográfica deve ser adiada, diz ministro da Educação

Reforma ortográfica deve ser adiada, diz ministro da Educação

Reforma ortográfica deve ser adiada, diz ministro da Educação | Folha
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A reforma ortogr?fica que estava prevista para entrar em vigor em janeiro de 2008 possivelmente ser? adiada, afirmou o ministro de Educa??o, Fernando Haddad, ontem durante entrega de medalhas a personalidades da ind?stria escolhidas pela Firjan (Federa??o das Ind?strias do Rio de Janeiro).

"O Itamaraty est? fazendo um acompanhamento do pa?s deposit?rio dos acordos, que ? Portugal. ? evidente que o nosso interesse neste momento ? manter rela?es com Portugal no sentido de andarmos juntos.

Provavelmente a reforma n?o sair? em janeiro, a menos que o chanceler Celso Amorim tenha informa?es que eu ainda n?o disponho", disse Haddad. "A id?ia ? conversar com Portugal at? o final do ano para estabelecer a data", completou o ministro da Educa??o.

O Brasil se prepara para a mudan?a que, al?m de acabar com o trema, modifica o uso dos acentos agudo e circunflexo, extinguindo o sinal em palavras como v?o, l?em, her?ico e outros.

A nova norma ortogr?fica tamb?m altera as regras do h?fen e incorpora ao alfabeto as letras k, w e y, somando, no total, 26 letras.

As altera?es foram discutidas entre os oito pa?ses que usam a l?ngua portuguesa -uma popula??o estimada em 230 milh?es- e t?m como objetivo aproximar as culturas.

O Minist?rio da Educa??o prepara a pr?xima licita??o dos livros did?ticos, que deve ocorrer em dezembro deste ano, pedindo a mudan?a na ortografia.

Segundo especialistas ? necess?rio um per?odo de dois anos para a sociedade se acostumar as mudan?as.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES