Regina Sousa entrega obras de saúde, habitação e mobilidade urbana em União

Segundo a diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso, no próximo mês, o programa PNH-R entregará mais 62 casas na zona rural de União.

Regina Sousa entrega obras de saúde, habitação e mobilidade urbana em União | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A governadora Regina Sousa entregou, nesta sexta-feira (11), obras de habitação, mobilidade urbana e saúde em União, município a 56 Km de Teresina, além de visitar outras ações em andamento. Ela esteve acompanhada de gestores públicos, prefeitos e parlamentares.

A comitiva ainda esteve no povoado de David Caldas, onde a governadora entregou 46 casas como parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), com obras executadas pela Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) e recursos no valor de R$ 1.311.000,00. 

Regina Sousa entrega obras de saúde, habitação e mobilidade urbana em União (Foto:  Aline Medeiros e Robert Pedrosa)“É muito gratificante entregar moradia para a população, pois dá mais dignidade às famílias. Ressalto que só foi possível casas na zona rural graças a uma luta do saudoso deputado federal Assis Carvalho. O Programa Nacional de Habitação só beneficiava moradores das cidades”, disse Regina Sousa.

A diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso, disse que foi necessário a ADH entrar com contrapartida para a conclusão das casas. Ela adiantou que, no próximo mês, o programa PNH-R entregará mais 62 casas na zona rural de União. “Serão beneficiadas produtores rurais de cinco comunidades em dezembro”, avisou. 

REFORMA DA PI-370

Após a entrega das casas, a comitiva seguiu para a rodovia PI-370. Foram recuperados 11 km no trecho que liga a União ao povoado David Caldas. Regina Sousa ressaltou que a recuperação da rodovia vai melhorar o deslocamento dos moradores de David Caldas a União, e trazer benefícios para a economia, já que facilitará o escoamento da produção. “Aqui é forte a agricultura familiar”, destacou.

O diretor-geral do DER, Felipe Eulálio, afirmou que a recuperação da PI-370 demorou cinco meses. “Retiramos todo o asfalto antigo e colocamos um novo, com recursos do Pro-Piauí”, citou. Os gestores seguiram depois para visitar as obras de duplicação da PI 112, que estão sendo executadas pela Secretaria de Cidades (Secid).

SAÚDE

A governadora e a equipe foram ao Hospital Municipal Dr. José da Rocha Furtado, na zona urbana de União, onde entregaram uma ambulância e visitaram a reforma da unidade de saúde. “O veículo vai beneficiar não só União, mas também cidades próximas, como Miguel Alves, Lagoa Alegre”, disse Regina Sousa.

O superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Hérlon Guimarães, frisou que a ambulância foi adquirida com recursos de emenda parlamentar de Regina Sousa. Ele informou também que o hospital recebeu há duas semanas, pela Secretaria da Saúde, equipamentos para o centro cirúrgico, e está sendo reformado para aumentar a capacidade e qualidade do atendimento. “Será um hospital de baixa e média complexidade, que vai servir de retaguarda”’, comentou Hérlon.

O diretor do hospital, Danilo Soares, ressaltou que há quase dois anos a unidade de saúde tinha apenas 12 leitos, agora já tem 24 funcionando e, após a reforma, terá 57.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES