Regina Sousa inaugura ampliação e modernização do Instituto Natan Portela

A unidade ampliou sua capacidade de atendimento e passa a ter 103 leitos de atendimento, dos quais 30 de terapia intensiva e 73 leitos clínicos.

Regina Sousa inaugura ampliação e modernização do Instituto Natan Portela | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A governadora Regina Sousa inaugurou, nesta segunda-feira (26), a reforma e modernização do prédio principal e anexo administrativo do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP). Com as mudanças, a unidade ampliou sua capacidade de atendimento e passa a ter 103 leitos de atendimento, dos quais 30 de terapia intensiva e 73 leitos clínicos. 

A chefe do Executivo estadual ressaltou que o Piauí está preparado para uma nova emergência em saúde, caso surja, com um espaço moderno e completo para atendimento. “Com toda essa estrutura do Natan Portela, em uma nova emergência estaremos muito mais preparados. Essa modernização e ampliação foi esforço de muita gente para que não sejamos pegos de surpresa novamente. Temos um espaço preparado e equipado para isso. O atendimento continuará sendo de muita qualidade, agora com mais estrutura”, afirmou Regina Sousa. 

Regina Sousa inaugura ampliação e modernização do Instituto Natan Portela (Foto: Reprodução)A reforma inclui três andares do anexo administrativo; cinco blocos assistenciais, abrangendo 54 leitos clínicos; a UTI Joaquim dos Velhos, que passa de sete para dez leitos; o antigo espaço ambulatorial para criação do Centro de Terapia Intensiva Gonçalo de Sousa Filho, contando com 20 leitos; implantação da sala cirúrgica dentro da estrutura do CTI; implantação da Central de Material Esterilizado; e implantação de nova subestação elétrica para contemplar toda a demanda energética do hospital.

Regina Sousa inaugura ampliação e modernização do Instituto Natan Portela (Foto: Reprodução)

Além disso, toda a estrutura de terapia intensiva foi projetada visando uma estrutura humanizada, contemplando salas de conferências familiares. A farmácia central do Instituto também foi ampliada, com a criação de farmácias satélites em suas unidades de terapia intensiva. Foi implantado ainda um novo bloco de apartamentos com cinco leitos privativos de isolamento, que contam com toda a estrutura para serem transformados em leitos de UTI, caso haja demanda emergencial.

Regina Sousa inaugura ampliação e modernização do Instituto Natan Portela (Foto: Reprodução)A reforma, modernização e ampliação do Instituto Natan Portela foram executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). “Presenciamos a entrega de 20 novos leitos de UTI individualizados, os mais modernos do Piauí, nem a estrutura privada possui esse quantitativo de leitos com essa característica. Com isso, aumentamos a capacidade de atendimento, são leitos que ficam à disposição da população, sempre mantendo a qualidade do serviço. Tivemos também uma ampla reforma na parte administrativa, que vai permitir o melhor trabalho dos funcionários. Foram R$ 10 milhões do Tesouro Estadual investidos e esperamos que o hospital continue prestando um bom serviço ao Piauí”, frisou Neris Júnior, secretário da Sesapi.

Regina Sousa inaugura ampliação e modernização do Instituto Natan Portela (Foto: Reprodução)De acordo com o diretor do IDTNP, José Noronha, o plano de reestruturação física do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella foi realizado em etapas para que houvesse o mínimo de transtorno para os pacientes.

“Hoje é um dia de muita felicidade, porque estamos concluindo um ciclo de reformas e modernização que começou no início da pandemia. Então, foi o maior ciclo de reformas que já aconteceu no Natan Portela nesses 50 anos de história. Reformamos 90% dos setores assistenciais diretos aos pacientes, sem parar o atendimento durante a pandemia. É uma estrutura que não vemos em outros hospitais do Estado”, destacou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES