SEÇÕES

Relações de trabalho e direito médico serão abordadas em congresso

O congresso acontece nos dias 23 e 24 de novembro no auditório da O

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante do amplo debate da mudança de paradigma da relação médico paciente, os recursos em saúde, a formação educacional do profissional da medicina e a legislação, o I Congresso Brasileiro de Direito Médico Hospitalar e da Saúde promove nos dia 23 e 24 de novembro, a ampla discussão e acesso aos melhores palestrantes e autoridades na área do Direito Médico Hospitalar. 

O local escolhido para o evento foi o auditório da OAB – Piauí, com a presença de nomes de grande notoriedade nesse contexto, como Ministro da Saúde - Ricardo Barros, Ministro do Superior Tribunal de Justiça - Nefi Cordeiro, Juiz Federal Clenio Jair Schulze, Dr. Aurus Dourado e muitos outros.

Vanessa Lisboa de Almeida, advogada especialista em direito do trabalho e direito médico já está em Teresina. Ela abordará a temática de relações de trabalho e direito médico, o que afeta diretamente a carreira e estilo de vida do profissional ao exercer a medicina.

“Vou abordar uma palestra referente às relações de trabalho do médico. O mercado de trabalho vem impondo aos médicos a constituição de uma pessoa jurídica para contratação. Sendo assim, o médico acaba abrindo mão dos direitos trabalhistas, como férias, 13° salários e direitos inclusive constitucionais. Infelizmente, essa exigência não está somente no âmbito privado, está também no âmbito público das contratações. Dessa forma, o médico acaba perdendo estabilidade e outros direitos quês seriam garantidos. Como p médico pode se portar num cenário desse? O que ele deve fazer? Esse é um tema que vamos abordar amanhã”, declarou Vanessa Almeida.

Outro tema abordado será a ética e códigos de conduta aliados aos cuidados e à relação médico paciente. 

“De acordo com a tendência mundial, cada vez mais a implantação de programas de compliance no setor saúde se fazem indispensáveis em virtude da necessidade de se estabelecer códigos de conduta fincados na ética e no cuidado centrado no paciente. Esse tema será abordado no I Congresso de Direito Médico Hospitalar e da Saúde que acontece no dia 23 e 24 de novembro, que tem como objetivo abordar as repercussões na gestão de riscos e na segurança de pacientes” , declarou Lívia Callegari, advogada inscrita no Brasil e em Portugal e especialista em Direito da Medicina, uma das palestrantes do congresso.

A programação do evento foi divulgada nesta quarta-feira e é apenas um vislumbre dos vários assuntos que serão abordados e da excelente oportunidade que o público tem de atualizar-se com obtenção de conhecimento na área. Confira: 

PROGRAMAÇÃO  DE DIREITO MÉDICO, HOSPITALAR E DA SAÚDE

Dias: 23 e 24 de novembro

Local: Auditório da OAB-PI

DIA 23 DE NOVEMBRO

8: 00 h - Credenciamento

8:30 h - Abertura

09:00 h  Palestra Magna: Saúde no Brasil: Um panorama da Saúde Brasileira, pública e privada. O Direito do cidadão a uma Saúde de qualidade e a Judicialização da Saúde. 

Palestrante: Ricardo Barros - Ministro da Saúde do Governo Federal

09:30 h-  Mesa 1 - Gestão Pública de Saúde e Judicialização da Saúde

Presidente de Mesa: Celso Barros

Secretário de Mesa: José Augusto

 TEMA: O FUTURO DA JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Palestrante: Clenio Jair Schulze é Juiz Federal, Membro do Fórum Nacional de Saúde – CNJ.

TEMA: PANORAMA ATUAL DAS NOVAS PROPOSTAS LEGISLATIVAS E SUA INTER-RELAÇÃO COM OS SETORES PÚBLICOS E PRIVADOS

Palestrante: Dra. Sandra Krieger. Advogada, Mestre e Doutora em Direito. Conselheira Federal da OAB. Presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB Nacional. Representante institucional da OAB no Conselho Nacional do Ministério Público.

TEMA: A CONTRATUALIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS (OSs) PARA A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE

Palestrante: Clenir Sani Avanza. Mestre em Politicas Publicas de Saúde e especialista em Direito administrativo e público.

 TEMA: O PAPEL DA PRESCRIÇÃO E LAUDO MÉDICO NA JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA E O CARÁTER DE URGÊNCIA MÉDICA E PROCESSUAL

Palestrante: Milene de Carvalho Henrique. Juíza da 2a. Vara de Araguaína-TO. Coordenadora do Comitê Executivo para Monitoramento das Ações da Saúde no Estado do Tocantins, instituído pelo CNJ. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Pós-graduada em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera.

 TEMA: CUSTOS MÉDICO-HOSPITALARES CRESCENTES E A VIABILIDADE DAS OPERADORAS DE SAÚDE: QUESTÕES POLÊMICAS ENTRE MÉDICOS X OPS.

Palestrante: Diogo Gonzales Julio, advogado, especialista em Direito da Medicina, pela Universidade de Coimbra, em Direito Médico, Odontológico e Hospitalar pela Escola Paulista de Direito.

TEMA: OS DESAFIOS DA LOGÍSTICA DOS TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS NO BRASIL. UMA VISÃO MÉDICO-JURÍDICA (Vídeo conferencia)

 Palestrante: Washington Fonseca. Advogado. Mestre em Direito pela PUC-SP. Membro da World Association for Medical Law. Membro da Asociación Latinoamericana de Derecho Médico.. Membro da Ibiroamerican – Eco Bioethics Network For Education, Science and Technology da UNESCO. Visiting Professor da Universidade Nacional de Kiev – Ucrânia

11:30 - Direito a Saúde

TEMA:   O USO MEDICINAL DA CANNABIS E SEUS DERIVADOS NO BRASIL E NO MUNDO: ASPECTOS JURÍDICOS E CIENTÍFICOS

Palestrante: João Menezes - Médico pela UFRJ. Neurocientista. Doutorado (1996), pelo Instituto de Biofísica UFRJ. Pós-Doutorado (2007) no MGH/Harvard Medical School.

Palestrante: Rodrigo Mesquita. Advogado em Brasília, especialista em Direito Constitucional, membro do Conselho Nacional de Juventude da Presidência da República, onde ocupa a cadeira de Segurança Pública e Direitos Humanos, e da Plataforma Brasileira de Política de Drogas.

12:20 h  - Almoço

14:00 h - Mesa 03 - Medicina e os Tribunais

Presidente: Dr. Emmanuel Fontes

Secretária de mesa: Lilian Érica

TEMA:  DOS PRECEDENTES NOS TRIBUNAIS SUPERIORES ACERCA DA JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE SOB O ENFOQUE DA LEGALIDADE E DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Palestrante: Nefi Cordeiro-Ministro do STJ

TEMA:  PERITO DO INSS DEU APTO E MÉDICO DO TRABALHO DEU INAPTO: UMA ANÁLISE MÉDICO-JURÍDICA DESSA SITUAÇÃO TÃO RECORRENTE.

Palestrante: Marcos Henrique Mendanha (GO): Médico do Trabalho, Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas. Advogado especialista em Direito e Processo do Trabalho. Perito Judicial / Assistente Técnico junto ao TRT-GO e TRF-GO.

TEMA:  PERÍCIA DO ERRO MÉDICO: ONDE ESTÃO AS VULNERABILIDADES?

Palestrante: Sami el Jundi - Médico. Especialista em Clínica Médica, com pós-graduação em Tratamento da Dor e Medicina Paliativa, mestre em Medicina Forense pela Universitat de Valencia, onde é professor convidado. Presidente do Comitê Científico da Academia de Valoración Del Daño Corporal Del Mercosur (2009-2011), perito médico do TRT da 4ª Região e assistente técnico privado nas áreas cível e criminal.  (vídeo Conferencia)

15:00 h  - Mesa 04  - Temas atuais em Bioética

Presidente da mesa:  Presidente do GEAP

Secretária de Mesa: Francisca das Chagas Felix Leite Muraca

TEMA: MORTE DIGNA À LUZ DA BIOÉTICA: EUTANÁSIA, ORTOTANÁSIA, DISTANÁSIA E MISTANÁSIA.

Palestrante: Francisca Tereza Coelho (PI)– Professora Doutora em Odontologia. Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética - Regional Piauí.

TEMA: JUDICIALIZAÇÃO: OS PRINCÍPIOS DE BIOÉTICA COMO CRITÉRIO DAS DECISÕES JUDICIAIS.

 Palestrantes: Julio Cesar Reis Marques. Advogado. Palestrante. Especializando em Direito da Medicina pela Universidade de Coimbra – Portugal. Especializando em Direito Médico e Hospitalar pela Escola Paulista de Direito – EPD

 Camila Kitazawa Cortez -Advogada do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Chefe da Seção de Processos Ético-Profissionais. Mestranda em Ética e Bioética pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

TEMA:  CONDUTA MÉDICA NO ATENDIMENTO A PACIENTES TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: ASPECTOS ÉTICOS E JURÍDICOS

 Palestrante:  Camila Farias. Advogada. 

Palestrante: Helder de Melo Sérvio. Médico. Cirurgião Geral. Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

16:00 h - Mesa 05 - Educação e Formação Médica

Presidente de Mesa: Mirian Presidente do CRM_PI

Secretária de Mesa: Valadares Novafapi

TEMA:  O PANORAMA ATUAL DA FORMAÇÃO MÉDICA E AS IMPLICAÇÕES DO NOVO CÓDIGO DE ÉTICA DO ESTUDANTE DE MEDICINA

 PALESTRANTE: Matheus Belloni Torsani, acadêmico da Faculdade de Medicina da USP, presidente da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM). É Editor-Júnior da RAMB (Revista da Associação Médica Brasileira) e membro titular de três comissões do Conselho Federal de Medicina: Ética dos Estudantes de Medicina, Médico Jovem e Ensino Médico.

Presidentes das Associações Atléticas de Medicina de Teresina

17:00 h - Mesa 06 - Gestão e Planejamento

Presidente de Mesa: Lísnia Rodrigues

Secretário de Mesa: Silvia Cristina Sampaio

TEMA:  A IMPORTÂNCIA DO COMPLIANCE NA GESTÃO DE RISCOS EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE.

PALESTRANTE: Lívia Callegari - Advogada inscrita no Brasil e em Portugal. Especialista em Direito da Medicina pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Especialista em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2005). Pós-graduada em Segurança do Paciente pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

TEMA:  A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO PARA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE.       

 Palestrante: Chico Couto. Advogado. Conselheiro Federal da OAB. Presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário.

 TEMA:  O USO DA MEDIAÇÃO NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS NA GESTÃO DE HOSPITAIS E NAS ATIVIDADES DAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE.

Palestrante: Danilo Fiúza – Advogado da Medplan Assistência Médica Ltda desde 2009. Pós Graduado em Direito e Processo Civil, Direito Aplicado a Saúde, Direito Contratual e Direito do Consumidor. MBA em Gestão Hospitalar. Mediador e Árbitro Habilitado pela OAB-PI. Membro da Comissão de Direito da Saúde da OAB-PI.

 TEMA: AS RELAÇÕES DE TRABALHO DO MÉDICO: SER EMPREGADO OU CONSTITUIR UMA EMPRESA?

Palestrante: Vanessa Lisboa de Almeida - Advogada. Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho. Atua nas ações judiciais cíveis envolvendo o ato médico, especialmente àquelas em que se discute o alegado erro médico e também na defesa do médico em sindicâncias e processos éticos junto aos Conselhos Regionais de Medicina e Conselho Federal de Medicina.

18h30 h - Encerramento

 Dia 24 de novembro

 08:30 h - Mesa 07 - “Justiça Especializada”

Presidente do TJ - PI

Secretario: Joana, Coordenadora de Direito da Novafapi

TEMA:  O DIREITO A SAÚDE BASEADO EM EVIDÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DOS NÚCLEOS DE APOIO TÉCNICO DO PODER JUDICIÁRIO QUE ATUAM NOS COMITÊS DE SAÚDE DOS ESTADOS.

Palestrante: Renato Dresch - Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Coordenador do Comitê Executivo Estadual da Saúde e Membro do Comitê Executivo Nacional da Saúde do Conselho Nacional de Justiça;

TEMA:  JUDICIALIZAÇÃO DA MEDICINA E A NECESSIDADE DE CRIAÇÃO DE VARAS ESPECIALIZADAS EM DIREITO DA SAÚDE

Palestrante: Raul Canal, Advogado. Presidente da Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética)

09:20 h -  Mesa 08  - Erro Médico

Presidente de mesa: Louise Tajra

Secretário:  João Neto

TEMA:  PREVENÇÃO DE CONDENAÇÕES INDENIZATÓRIAS: ESTUDO DE CASOS

Palestrante: Giovanna Trad - Advogada. Especialista em Direito Médico. Membro da Comissão de Direito Médico e da Saúde do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). Membro do Comitê Executivo Estadual do Fórum Nacional da Saúde do Conselho Nacional de Justiça.

TEMA: RESPONSABILIDADE ÉTICA E OS PROCESSOS ÉTICOS PROFISSIONAIS NOS CONSELHOS REGIONAIS DE MEDICINA: PROCEDIMENTOS E ATUAÇÃO DOS CONSELHOS

Palestrante: Osvaldo Pires Simonelli – Osvaldo Pires G. Simonelli. Superintendente Jurídico do CREMESP. Mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp/EPM. Certificado pela Harvard Law School - “Bioethics: The Law, Medicine, and Ethics of Reproductive Technologies and Genetics” 

TEMA:  PRONTUÁRIO MÉDICO E O DEVER DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS.

Palestrante: Francisco De Assis Fortes. Advogado. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela PUC/SP, em Direito Médico e Hospitalar pela Escola Paulista de Direito (EPD) e em Direito da Medicina pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC)

TEMA: CONSENTIMENTO INFORMADO NA PRÁTICA MÉDICA 

 Palestrante: Éfren Lima Cordão. Advogado. Doutor em Direito Civil pela Universidade de Salamanca, Espanha - USAL (2016), Grau de Salamanca em Direito Privado - USAL (2011), Diploma de Estudos Avançados em Direito Civil pela Universidade de Salamanca, Espanha - USAL (2011) de Direito da Saúde da OAB Seccional Piauí. 

TEMA: RESPONSABILIDADE CRIMINAL POR ERRO MÉDICO

 Palestrante: Nestor Ximenes. Advogado. Especialista em Direito Processual pela UFSC. Mestre em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (2004). Doutorando em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela UFPB. Atualmente é professor adjunto da faculdade Estácio de Teresina e professor assistente da Universidade Federal do Piauí. 

 TEMA: A ATIVIDADE MÉDICA  E O CRIME  DE OMISSÃO DE SOCORRO

 Palestrante: Gilvan Carneiro de Andrade. Advogado do Sindicato  dos Médicos do Estado do Piauí.

12:00 h   - Intervalo para almoço

14:00h - Mesa 10  - Medicina do século XXI e os Aspectos Jurídicos

Presidente da mesa:  Edson Neto

Secretário: Anatole Borges

TEMA:  MEDICINA DO SÉCULO XXI: OS DESAFIOS DOS MÉDICOS FACE À DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO.

Palestrante: Lymark Kamaroff -  Advogado. Presidente da Associação dos Escritórios de Defesa Médica (AEDM)

 TEMA:  O MÉDICO, AS MÍDIAS SOCIAIS E AS NOVAS TECNOLOGIAS-LIMITES e IMPLICAÇÕES LEGAIS.

Palestrante: Alan Carvalho Leandro. Advogado.  Presidente da Comissão de Direito Eletrônico da OAB- PI. Enfermeiro. Especialista em Direito Médico. Pós graduado em Saúde Pública.

TEMA:  NOVA MEDICINA, NOVOS PRINCÍPIOS? O QUE MUDA COM A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.

Palestrante: Lara Rocha Garcia é advogada. Professora de Gestão da Inovação e Direito da Inovação. Especialista em Leadership, Innovation and Entrepreneurship pela Stanford Graduate School of Business - Ignite Program

TEMA:  ASPETOS JURÍDICOS DA TELEMEDICINA, E-HEALTH E M-HEALTH

Palestrante:  Tertius Rebelo, advogado. Especializado e dedicado, principalmente, ao Direito Médico. Membro da Comissão Regional de Revisão do Código de Ética Médica no RN. Membro da European Association for Health Law;

TEMA: OS LIMITES DA PROPAGANDA,PUBLICIDADE  E MARKETING MÉDICO: IMPLICAÇÕES ÉTICAS E LEGAIS DE SEU USO INDEVIDO. UMA ABORDAGEM PREVENTIVA DE CONFLITOS.

Palestrante: Cinthia Ayres Holanda. Advogada, especialista  em Direito Médico Hospitalar pela Escola Paulista de Direito-EPD(SP).Mediation Skills pela Columbia University, NY.

Ex- Presidente da Comissão de Saúde da OAB-PI. Membro da AEDM.

TEMA: MEDICINA E EMPREENDEDORISMO: COMO ESSAS ÁREAS PODEM SE JUNTAR?

Palestrante: Larissa Maia. Publicitária. Ex- Secretária de Empreendedorismo e Trabalho do Estado do Piauí  

16:20 h  - Mesa 11 - Do Piauí para o mundo

Presidente: Carlos Henrique Nery

Secretário: Julians Feitosa

TEMA: IMPRESSÃO 3D, HOLOGRAMA E REALIDADE VIRTUAL: UMA NOVA ERA NO PLANEJAMENTO CIRÚRGICO?

Palestrante: Aurus Dourado. Médico Urologista e atualmente desenvolvendo um novo modelo inédito no Brasil e no mundo para programação de tumores renais complexos.

TEMA: O FUTURO NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS EM CIRURGIA PLÁSTICA: PELE ARTIFICIAL, CÉLULAS-TRONCO E OUTRAS TECNOLOGIAS.

Palestrante: Dr Thiago Ayres Holanda.Cirurgião Plástico formado pelo Professor Ivo Pitanguy, Médico pela UFPI. Membro da international Society for Aesthetic Plastic Surgery- ISAPS, Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Membro Efetivo da Associação de Ex-Alunos do Prof. Ivo Pitanguy (AExPI).

17:00 h -  Mesa de Encerramento

Presidente de Mesa: Moisés Barros

TEMA: ERRO MÉDICO E A PERDA DE UMA CHANCE À LUZ DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR: RESPONSABILIDADE MÉDICA E HOSPITALAR

Palestrante: Miguel Kfouri Neto- Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná; Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná;- Mestre em Direito (dissertação “A Responsabilidade Civil do Médico”, UEL-PR, 1994); - Doutor em Direito (tese sobre “Direitos do Paciente e Responsabilidade Civil Médico-Hospitalar: (Re)definição Conceitual”, PUC-SP, 2005); - Autor de “Responsabilidade Civil do Médico" (6.ª ed., 2006, Ed. Revista dos Tribunais) e "Culpa Médica e Ônus da Prova" (2002, Ed. Revista dos Tribunais).

As inscrições para o I Congresso Brasileiro de Direito Médico Hospitalar e da Saúde podem ser feitas na Livraria Anchieta ou nos sites www.oabpi.org.br/inscricao/ e www.ingresse.com/icongressobrasileirodedireitomedicohospitalaredasaude

O congresso tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, SESI, Caixa, Ministério da Saúde, Governo Federal, Conselho Regional de Medicina do Piauí, Unimed, Patamares Produções, Fórmula – Farmácia de Manipulação, Bio Análise, Sua Óptica, Imobiliária Rocha Filho, Ornamento, Faculdade Santo Agostinho, Dimensão Distribuidora, Nexa Piauí, Volvo e GEAP Saúde. Com realização de VLP – Comunicação Digital e Projetos, o I Congresso Brasileiro de Direito Médico Hospitalar e da Saúde tema ainda a promoção da OAB – Piauí - Comissão de Direito da Saúde e apoio institucional do Congresso Regional de Medicina do Piauí. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos