Relançamento de campanha no trânsito mobiliza órgãos do estado

A intenção é que a campanha atinja todos os municípios do estado, em vista das peculiaridades de cada uma e que é dos promotores, a responsabilidade de coordená-las

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTE SÁBADO (21) DO JORNAL MEIO NORTE.

Em vista das estatísticas divulgadas por instituições responsáveis pelo trânsito, o Brasil está entre os dez países que possui altos índices de acidentes no trânsito. Só no Brasil, são cinco capitais, dentre elas está Teresina no Piauí, em que o número de óbitos aumentou 73% no período compreendido entre 2001 e 2011.

Com o intuito de mobilizar a população e envolver instituições públicas na busca da redução da violência no trânsito no Piauí, principalmente, acidentes com motocicletas, e ainda de oferecer incentivos às diferentes ações referentes ao trânsito, que o Ministério Público do Estado do Piauí, em parceria com o Governo do Estado do Piauí, Detran/PI, Strans, OAB/PI, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e outros, relançou na manhã desta sexta-feira, 20, no auditório da sede do Ministério, a campanha “Pela Paz no Trânsito e em Defesa da Vida”.

De acordo com Luiz Francisco Ribeiro, subprocurador geral de Justiça, a intenção é que a campanha atinja todos os municípios do estado, em vista das peculiaridades de cada uma e que é dos promotores, a responsabilidade de coordená-las, seguindo medias educativas e preventivas.

“Nós pretendemos alcançar Luiz Correia a Cristalândia, ou seja, todos os municípios do Piauí serão alcançados. Tendo em vista que, quem vai coordenar a campanha são os promotores de justiça das comarcas, contando com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e outros órgãos O trabalho dos promotores, que vai depender da peculiaridade de cada município, está dividido em duas vertentes: uma preventiva, através de palestras em escolas e faculdade; e a outra é a repreensão, o condutor tem que ter a consciência, que tem alguém ali para reprimi-lo e de que ele não é o senhor absoluto”, explica Luiz Francisco Ribeiro.

Para Humberto Carvalho, representante da Comissão de Direito de Trânsito da OAB/PI, é importante unir forças nesta campanha, com órgãos e sociedade e destaca que o papel da OAB/PI neste processo será de conscientizar e levar conhecimento das normas de trânsito.

“Nós também estamos unindo a força da OAB a campanha, assim como os órgãos: Strans, Polícia Militar, Governo do Estado e outros. Quando se fala em paz no trânsito, há de ser levada em consideração a participação de todos, que se nós não nos unirmos, teremos cada dia mais um trânsito caótico e vidas sendo perdidas a todo momento. A nossa participação é conscientizar, levar o conhecimento as pessoas que trânsito mata, que devem ter educação e conhecimento as normas de trânsito para que possamos ter um trânsito mais seguro”, garante.

Repórter: Márcia Gabriele



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES