Relatório aponta número alarmante de assassinatos de indígenas no Brasil

Relatório aponta os estados de Roraima e Mato Grosso do Sul como líderes em número de homicídios.

Relatório traz dados sobre assassinatos de indígenas no Brasil | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo o mais novo relatório "Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil" divulgado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), nesta quarta-feira, 26, o Brasil enfrentou um trágico cenário entre 2019 e 2022, com 795 indígenas assassinados. O ano de 2022, por si só, registrou 180 vítimas fatais. Roraima se destacou como o estado com o maior número de assassinatos (41), seguido por Mato Grosso do Sul (38) e Amazonas (30), revelando uma tendência preocupante já observada em anos anteriores.

Além dos assassinatos, o relatório aponta para outros tipos de violência contra os povos indígenas. Em 2022, foram documentados 416 casos de violências cometidas contra pessoas, incluindo ameaças, casos de racismo e discriminação, bem como violências sexuais. Esse número representa um aumento de 15,2% em relação a 2021. A violência contra o patrimônio indígena também foi evidenciada no relatório, com 467 casos registrados em 2022, representando um aumento de 10,4% em comparação ao ano anterior. Essa categoria inclui conflitos relacionados a direitos territoriais, invasões de terras, exploração ilegal de recursos naturais e danos ao patrimônio indígena.

Mortalidade infantil

O relatório do Cimi destaca ainda a falta de atuação do poder público em proteger e apoiar as comunidades indígenas em 2022. Um dado alarmante é o número de 835 casos de mortalidade infantil entre indígenas, sendo 72 deles relacionados à desassistência geral, 39 na área da educação, 87 na área da saúde, 40 mortes ocasionadas por falta de atendimento médico e cinco casos de disseminação de álcool e outras drogas. O relatório também menciona o triste registro de 115 indígenas que cometeram suicídio.

O documento enfatiza como a tensão nas regiões muitas vezes culmina em execuções, destacando o trabalho do Cimi em monitorar as disputas territoriais que afligem as comunidades indígenas em todo o país.Durante o evento de lançamento do relatório, líderes indígenas expressaram suas preocupações e denúncias. Erilsa Pataxó, vice-cacica da Terra Indígena Barra Velha na Bahia, relembrou o assassinato de Gustavo Pataxó, de 14 anos, ocorrido em setembro de 2022, cuja autoria não foi plenamente esclarecida. 

Erilsa acusa fazendeiros e aponta a omissão da Justiça regional diante desses crimes. Júlio Ye'kwana, presidente da Associação Wanasseduume Ye'kwana em Roraima, enfatizou que a fragilização dos povos indígenas começa desde o útero das gestantes, contaminadas pelo mercúrio utilizado na cadeia do garimpo, e cobrou ações efetivas de proteção e políticas públicas que respeitem os direitos dos povos originários.

O relatório do Cimi é um alerta para a urgente necessidade de medidas efetivas de proteção aos povos indígenas e de atuação das autoridades para coibir a violência e assegurar os direitos dessas comunidades. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES