Remédio para diabetes está garantido para os próximos três meses

O estoque garantirá o abastecimento dos 616 pacientes cadastrados pelos próximos três meses graças à aquisição de nove mil unidades do medicamento.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA (07) DO JORNAL MEIO NORTE

Após ter o fornecimento interrompido por meses, a Unidade de Assistência Farmacêutica, mantida pela Secretaria de Saúde do Piauí, retomou a distribuição da insulina Lantus, medicamento para o tratamento de diabetes em pacientes com quadro mais sério da doença. A distribuição começou na manhã da última segunda-feira (6), e o estoque garantirá o abastecimento dos 616 pacientes cadastrados pelos próximos três meses graças à aquisição de nove mil unidades do medicamento.

"Asseguramos que não faltará remédio para os pacientes que precisam desta medicação. O secretário de saúde se apressou em pagar os débitos para garantir uma reserva de medicamento. Temos estoque suficiente para os próximos três meses e a Sesapi elaborou um planejamento que assegurará o recebimento do remédio até o fim do ano. São nove mil unidades já em estoque, que serão distribuídos de acordo com a necessidade de cada paciente", esclarece Maurício Reis, gerente administrativo da Unidade de Assistência Farmacêutica.

A retomada da distribuição do remédio só foi possível graças ao parcelamento da dívida com o fabricante. A distribuição estava suspensa desde o ano passado por dívidas contraídas no governo anterior. Para dar conta da demanda, o atendimento aos pacientes com diabetes foi ampliado e a Assistência Farmacêutica agora disponibiliza quatro farmacêuticos e quatro atendentes aptos a atender a clientela. A insulina Lantus é um medicamento especial, administrado em diabéticos que não reagem bem à primeira linha de tratamento oferecida pelo serviço de saúde. É um medicamento mais cômodo, onde o paciente não sofre tanta dor ao administrar o remédio.

Repórter: Olegário Borges



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES