Remédio revolucionário impulsiona tratamento da dor e indústria farmacêutica

O ácido acetilsalicílico, popularmente conhecido pela marca comercial Aspirina

Remédio revolucionário impulsiona tratamento da dor e indústria farmacêutica | Foto: Bayer AG/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há 125 anos, em 6 de março de 1899, a Bayer registrou a patente do ácido acetilsalicílico, mais conhecido como Aspirina. Este medicamento marcou um avanço científico significativo, sendo o primeiro fármaco sintetizado em laboratório e não encontrado na natureza. Sua introdução revolucionou o tratamento da dor e deu origem à indústria farmacêutica. No entanto, é essencial ressaltar o perigo da automedicação, considerando especialmente a disponibilidade fácil e sem necessidade de receita médica da Aspirina no Brasil. (Confira aqui a reportagem completa, produzida pela BBC News)

"[O ácido acetilsalicílico] é facilmente encontrado e vendido nas farmácias e, por conta dessa facilidade de acesso, esse medicamento acaba sendo usado de maneira inadequada, o que pode trazer efeitos adversos como problemas gastrointestinais, toxicidade renal e hepática. É sempre muito importante que haja orientação de um profissional de saúde no momento da indicação de um medicamento, como é o caso da Aspirina", alerta à BBC News Brasil o farmacêutico Jean Leandro dos Santos, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

SUBSTÂNCIA ENCONTRADA EM ÁRVORE: Mas se a Aspirina tem 125 anos, sua história é derivada de uma substância —esta, sim, encontrada na natureza— utilizada pelo ser humano há pelo menos 2,4 mil anos. Trata-se do ácido salicílico, uma derivação de Salix, a denominação científica da família do salgueiro —árvore também chamada de chorão, famosa pelas folhas pendentes. Desde a antiguidade, sabe-se que tanto as folhas quanto o caule dessas plantas eram boas para fazer um extrato utilizado no alívio de sintomas como dor e febre.

O salgueiro, rico em salicilato, tem sido usado medicinalmente desde o Antigo Egito, conforme registrado no papiro Ebers por volta de 1550 a.C. Hipócrates também o recomendava por volta de 400 a.C. No entanto, somente no século 18 os pesquisadores identificaram a substância benéfica. Embora o ácido salicílico fosse eficaz contra dores, febre e inflamações, seus efeitos colaterais, como danos ao estômago, eram preocupantes

💊 ASPIRINA PATENTEADA: Em busca de soluções para os efeitos colaterais do ácido salicílico, o químico Felix Hoffmann, da Bayer, sintetizou o ácido acetilsalicílico em 1897. Este foi o primeiro fármaco sintetizado em laboratório, inaugurando um novo paradigma no tratamento da dor, sem depender de substâncias naturais. Como o medicamento de Hoffmann não pode ser encontrado naturalmente, essa invenção se tornou um marco, considerado o ponto zero da indústria farmacêutica. Em 6 de março de 1899, a Aspirina foi então patenteada.

💵 BAIXO CUSTO E SUCESSO INSTANTÂNEO

  • Ácido acetilsalicílico em sua primeira forma era um pó, administrado com supervisão médica.
  • A partir de 1900, foi desenvolvido como um comprimido solúvel em água, vendido em tubos de vidro.
  • Foi a primeira droga de uso geral a ser vendida nesse formato, permitindo autoadministração sem necessidade de médicos ou boticários.
  • A Aspirina se destacou pela simplicidade, baixo custo, acessibilidade e eficácia.
  • Rapidamente se tornou um sucesso e sinônimo de comprimido ou remédio.
  • Tornou-se um item onipresente em lares.

⚠️ COMO FUNCIONA A ASPIRINA?

  • Ingrediente ativo da Aspirina inibe a formação de prostaglandinas.
  • Prostaglandinas são substâncias mensageiras que aumentam a sensibilidade dos receptores de dor no corpo.
  • Inibição da produção de prostaglandinas reduz a excitabilidade dos receptores de dor nas terminações nervosas.
  • Redução da excitabilidade dos receptores de dor resulta na diminuição da dor e dos sintomas inflamatórios.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES