Remédios ficam mais caros em março

O reajuste está associado à variação da inflação relativa ao período de março de 2009 a fevereiro deste ano

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os remédios vão ficar mais caros. É o que diz a Resolução nº 1, de 23 de fevereiro, da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), publicada no Diário Oficial da União, na quarta-feira. A decisão passa a valer a partir de 31 de março, quando será publicado o índice de reajuste anual.

O reajuste está associado à variação da inflação relativa ao período de março de 2009 a fevereiro deste ano e indica o máximo que as farmácias e laboratórios podem encarecer os preços. Por enquanto, o acumulado do IPCA em 12 meses é de 4,59%.

Além de considerar o índice, de acordo com informações publicadas mo diário Oficial da União, o cálculo é feito com base em um fator de produtividade, uma parcela de fator de ajuste de preços relativos intrassetor e uma parcela similar de preços relativos entre setores.

Para evitar a remarcação de preços, o consumidor precisa ser rápido, pois as farmácias esperam comprar remédios dos laboratórios com novos preços já na primeira semana de abril.

A boa notícia é que os remédios fitoterápicos, homeopáticos e outros 400 produtos vendidos sem receita médica,como dipirona, não são regulados pela alteração e os preços devem continuar os mesmos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES