Renan faz ameaças aos senadores em Brasília

Renan faz ameaças aos senadores em Brasília

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Acuado por den?ncias de irregularidades, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), adotou a t?tica de intimida??o de colegas que pedem que ele deixe o cargo e que, por fim, podem determinar a cassa??o de seu mandato. Em conversas reservadas, Renan revelaria a interlocutores fatos desabonadores de senadores como Jefferson P?res (PDT-AM) - primeiro a pedir o afastamento do presidente e um de seus maiores cr?ticos.

O presidente do Senado se refere a Peres como "flor do lodo". Por meio de amea?as veladas, diz que o amazonense foi acusado de gest?o fraudulenta de uma empresa na d?cada de 1950, e que o assunto poderia voltar ? tona.

"Eu fui diretor de uma sider?rgica no Amazonas, e a empresa faliu. Como n?o p?de recolher o Imposto de Renda e os encargos sociais dos empregados, toda a diretoria foi denunciada por apropria??o ind?bita. O juiz federal absolveu todos os diretores porque a Uni?o devia ? sider?rgica mais do que o imposto que a empresa deixou de recolher", explicou Peres ao jornal Folha de S. Paulo deste domingo. "Isso s? piora a situa??o do senador Renan Calheiros e mostra o lado feio de seu car?ter." Por fim, Peres aventou a possibilidade de partir para o ataque. "Se o senador Renan Calheiros levantar isso, eu posso process?-lo por cal?nia", disse.

Senadores tamb?m dizem nos bastidores que o presidente do Senado mant?m dossi?s contra v?rios de seus pares. Como presidente da Casa, ele tem acesso ? presta??o de contas dos 15.000 reais mensais da verba indenizat?ria, que serve para reembolsar despesas dos parlamentares com gastos nos estados ? como combust?vel e divulga??o do mandato, e autoriza viagens em miss?es oficiais, que s?o custeadas com dinheiro p?blico. Essa seria outra forma de constranger os colegas.

Mais amea?as ? Na semana passada, Renan acusou em plen?rio o l?der do DEM, senador Jos? Agripino (RN), de aproveitar a condi??o de pol?tico influente para conseguir concess?es de r?dio e TV, al?m de n?o quitar uma d?vida com o Banco do Nordeste. Agripino, que tamb?m quer o afastamento de Renan, reagiu: "Meu pai recebeu h? 20 anos a concess?o da TV Tropical, que ? retransmissora da Record, e de cinco r?dios. Ele morreu e isso foi deixado para a fam?lia. N?o h? nada de errado nisso. Parlamentar n?o pode ser dirigente de empresa de comunica??o, mas pode ser s?cio", disse.

Renan enfrenta investiga?es no Conselho de ?tica do Senado que podem desaguar na sua cassa??o. Ele foi denunciado por reportagens de VEJA, que mostraram que o presidente do Senado teve parte de suas contas pagas por um lobista da construtora Mendes J?nior, que a fam?lia Calheiros faturou milh?es em uma opera??o suspeita com a cervejaria Schincariol e que Renan comprou secretamente duas emissoras de r?dio utilizando-se de laranjas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES