Reparos citados pelo MPF sobre aeroporto de SRN foram realizados

Vistoria foi realizada já em 2015

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os reparos citdos pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre o aeroporto internacional de São Raimundo Nonato já foram realizados. A informação é do Secretário Estadual de Transportes, Guilhermano Pires que afirma que a ação do MPF é basada em laudos de vistorias que foram realizadas nos anos de 2013 e 2014.

Guilhermano Pires diz que todas as observações do MPF já havia sido feita pela Agência Nacional de Aviação (Anac) e foram plenamente reparadas o que permitiu a homologação da pista e autorização para sua utilização, apos uma nova vistoria que foi realizada agora em 2015.

“Até o momento não fomos notificado sobre a solicitação de interdição da pista do aeroporto de São Raimundo pelo Ministério Publico Federal. Soubemos através da mídia, mas chamou atenção para a data dos exames laboratoriais documentados nos laudos que estão sendo apresentados pelo Ministério Publico à mídia que datam dos anos de 2013 e 2014, tendo sido feitas todas as correções solicitadas pela Anac até a data da homologação que se deu em agosto de 2015”, ressalta.

De acordo com o secretário, a homologação de um aeroporto está condicionada a um processo complexo. “Nesse processo, são avaliadas as condições de tráfego aéreo, as necessidades da aviação civil, representadas pela análise de demanda por transporte aéreo, e a adequação da infraestrutura aeroportuária à legislação aeronáutica vigente. Tendo cumprindo todos os requisitos, em termos operacionais e de infraestrutura aeroportuária, necessários para o adequado atendimento ao tráfego aéreo previsto, inclusive tendo sido feita as adequações solicitadas no tramite do processo de forma compatível com a legislação aeronáutica e ambiental vigente”, assegura.

O secretário de Transportes, Guilhermano Pires, informa que a pista atendeu a todas as exigências feitas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que homologou a liberação da pista observando e respeitando todos os detalhes de segurança. O aeroporto foi homologado através da Portaria nº 2098/SIA, de 4 de agosto de 2015, da Anac, que autorizou o funcionamento do aeródromo de São Raimundo Nonato, tendo sido realizado um voo teste na ultima quarta-feira (26), pela empresa Piquiatuba, que vai operar entre Teresina e São Raimundo Nonato, com escala em Floriano.

Guilhermano afirma que todo o processo deve ser esclarecido e que o aeroporto de São Raimundo Nonato já é uma realidade. “O aeroporto é um importante equipamento para a região especialmente para o turismo. A expectativa é de que a chegada dos voos diretos aumente o número de visitantes. O governo do Estado está empenhado em cumprir todas as exigências necessárias, além de dotar toda a região com a infraestrutura necessária para seu desenvolvimento”, finaliza



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES