Restaurante mais antigo do mundo luta para não fechar devido pandemia

Inaugurado em 1725, o restaurante Botín, em Madri, na Espanha, é considerado o mais antigo do mundo, segundo o livro dos recordes Guiness.

Restaurante mais antigo do mundo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Inaugurado em 1725, o restaurante Botín, em Madri, na Espanha, é considerado o mais antigo do mundo, segundo o livro dos recordes Guiness. Como a maioria dos comércios do ramo, o Botín ficou fechado durante os dias de restrições mais severas na Europa.

Segundo o gerente do local, os pratos servidos são típicos da culinária espanhola e vai de cordeiro à leitão assado. Antes da pandemia, chegavam ao restaurante carregamentos de porcos e cordeiros três a quatro vezes por semana. “Quando fechamos, ficamos devastados porque nunca havíamos fechado antes. Mesmo durante a Guerra Civil Espanhola, meu avô manteve o Botín aberto”, disse Antonio González.

Restaurante mais antigo do mundo / Reprodução/CNN

Também é possível consumir em salas antigas, incluindo a favorita do público, a adega. González classifica o Botín como um “museu de restaurantes”.

O restaurante reabriu no dia 1º de julho, com apenas parte dos clientes. Conforme explica o gerente, antes eles costumavam receber 600 pessoas por dia. Hoje, são apenas 60 clientes, em média. González vê o período de pandemia como um momento para reflexão. “Não vejo a hora de sair dessa crise e ser mais forte e melhor que antes. É uma oportunidade fantástica para refletir e melhorar o que pudermos”.

O restaurante reabriu no dia 1º de julho, com apenas parte dos clientes.

História

A casa foi inaugurada há quase três séculos por um cozinheiro francês chamado Jan Botín, mas era mais uma taberna do que um restaurante. Durante o século 18, o local cozinhava apenas o que os próprios clientes levavam. Isso porque, na época, era proibido vender comida, já que poderia prejudicar outros negócios.

A casa foi inaugurada há quase três séculos por um cozinheiro francês chamado Jan Botín,

O restaurante foi passando por membros da família Botín até o século 20. Os avós de González compraram o local em 1930 e continuaram expandindo. Ao longo dos anos, muitos autores notáveis frequentaram a casa, do escritor norte-americano Ernest Hemingway a F. Scott Fitzgerald. Alguns deles inclusive mencionaram o Botín em suas obras, como Hemingway em O sol também se levanta.

O local recebeu diversas gerações de clientes, e felizmente não vai ser retirado do Guinness por ter fechado durante a pandemia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES