Resultado do Enem sai hoje

Ao todo 51 universidades usam o exame

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados. Mas, o que era para ser um alívio ainda será uma continuação da ansiedade dos vestibulandos. É que entre a divulgação dos resultados e a confirmação das vagas em uma universidade ainda vai passar mais de um mês em um processo complexo de preenchimento de vagas.

Ao todo serão 3 etapas para o preenchimento das vagas no Enem. A primeira começa nesta quinta com a divulgação dos resultados. Depois da divulgação, através do site sisu.mec.gov.br os estudantes vão preencher uma ficha com apenas uma única opção de instituição, curso, turno e modalidade de inscrição em que o estudante deseja concorrer, diferente do que era previsto antes, quando eram previstas em várias opções a serem escolhidas.

?A universidade estamos disponibilizando as informações no site da universidade. A partir da amanhã vamos divulgar e treinar funcionários para ter informações para passar a sociedade e então estamos fazendo as providências necessária. Estamos recomendando aos diretores de campus que venham para cá, possam ajudar os alunos sem acesso a internet?, explicou a pró-reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Guiomar Passos.

Durante o período de seleção, é possível mudar a opção de curso, mas a escolha que vale é a final. Durante o processo o sistema vai calcular notas de corte entre a meia noite e as seis da manhã de cada dia. Com isso será necessário um acompanhanto diário pelos alunos para saber se estão com a vaga assegurada. Na segunda e terceira etapas nos períodos de 15 a 20 de fevereiro e de 1º a 3 de março respectivamente o sistema excluirá as vagas preenchidas e mostrará apenas as que ainda estão disponíveis.

Segundo a pró-reitora de graduação da UFPI, o sistema adotado pelo Ministério da Educação (MEC) buscou dar maior agilidade ao preenchimento das vagas existentes. ?Esse procedimento que visa atender da melhor forma as vagas no sistema de ensino superior a nível nacional. Vamos enfrentar problemas onde o acesso a internet é mais difícil, mas o alcance é da maioria população?, comentou refutando a possibilidade de que pessoas sem internet acabem sendo prejudicadas.

Sobre a possibilidade de que com atualização das notas de corte, alunos piauienses possam acabar sendo prejudicados em relação de outros Estados, Guiomar Passos ressalta que o processo de ampla concorrência é positivo e negativo para todos. ?Pode, do mesmo jeito que os nossos podem migrar para outros estados. É um processo de ampla concorrência?, destaca a pró-reitora.

Com notas iguais serão utilizados como critérios de desempate a nota da redação, a nota obtida na prova de Linguagens, seguindo com a nota da prova de Matemática, a nota da prova de Ciências da Natureza e a nota da prova de Ciências Humanas. Se ainda assim houver empate vale a antecedência de inscrição definitiva na respectiva etapa de seleção do sistema digital do MEC. Caso seja aprovado, o estudante terá que fazer a matrícula na universidade para garantir a vaga de acordo com o calendário a ser estabelecido por cada instituição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES