Resultado do PSIU sai hoje às 11 hrs

Os aprovados para as 2982 vagas em disputa deverão ser conhecidos no Espaço Rosa dos Ventos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está pronta para divulgar o resultado do Programa Seriado de Ingresso na Universidade (PSIU) nesta terça-feira. De acordo com a instituição os aprovados para as 2982 vagas em disputa deverão ser conhecidos no Espaço Rosa dos Ventos às 11 da manhã. O total de vagas é metade das disponíveis na UFPI, já que este ano a universidade aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e está gradualmente extinguindo o PSIU.

O presidente da Comissão Permanente de Seleção (Copese), Gilvan Lima informou que serão divulgados os 20 primeiros colocados. ?Eu acho que devem ser divulgados os 20 primeiros no ranking geral?, ressaltou. As provas do PSIU foram realizadas no final do ano passado com mais de 27 mil candidatos, mesmo assim o número de candidatos tem passado por uma redução ao longo dos anos. No PSIU 2010 os cursos mais concorridos foram o de Medicina com 39,25 candidatos por vaga, Direito com 32,25 e Serviço Social com 24,92.

Questionado se será divulgado junto com o resultado uma compilação dos dados por setores, Gilvan Lima explica que será realizado um levantamento posterior. ?Nossa preocupação até o momento era com a data. Vamos fazer daqui por diante uma organização destes dados?, explicou o presidente da Copese. De acordo com Gilvan Lima os dados serão compilados por origem do aluno, escola pública ou particular, ou alunos com cotas e sem cotas.

A redução do número de candidatos e a falta de eficácia do PSIU aos objetivos propostos foram alguns dos motivos para a UFPI aderir ao Enem em processo gradual que deve ser concluído em 2011. Em 2009 já não aconteceram as provas do 1o ano, evitando a entrada de novos alunos na avaliação seriada. Mas, o cancelamento do programa ainda não é confirmado pelo presidente da Copese, Gilvan Lima. ?Não tem nada decidido sobre a extinção do PSIU. Pode até ficar como está com metade das vagas pelo PSIU e metade pelo Enem?, ressaltou.

O presidente da Copese contou que nesta terça-feira haverá uma reunião em Brasília com representantes das Universidades Federais que aderiram ao Enem para discutir o uso das notas alcançadas para o acesso às instituições. ?Depois da reunião eles vão emitir um edital para o uso do resultado. Sobre mudanças vai depender das discussões com os conselhos superiores. Não está nada definido ainda?, comentou. (C.R.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES