Retorno do ônibus Discovery à Terra é adiado para segunda (19)

Nasa determinou que missão seja prolongada por mais um dia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O retorno do ônibus espacial Discovery à Terra foi adiado em um dia para permitir a revisão do escudo térmico da nave, informou neste sábado (10) a Nasa, a agência espacial americana.

Normalmente a inspeção é realizada pouco antes do acoplamento à estação espacial internacional (ISS), mas o procedimento foi dificultado por problemas na antena do radar do ônibus espacial, pouco depois do lançamento de segunda-feira

Como resultado do adiamento, o retorno do Discovery está previsto agora para segunda-feira (19), às 9h54 de Brasília.

As imagens e os dados da revisão serão transmitidos para o controle da missão, no Centro Johnson de Voos Espaciais da Nasa, para análise de uma equipe auxiliar.

O cuidadoso exame do escudo térmico é uma manobra habitual nas missões desses veículos desde a tragédia da Columbia, em fevereiro de 2003. A nave se desintegrou durante a reentrada na atmosfera, após uma bem-sucedida missão científica.

A Discovery está em sua penúltima missão. A Atlantis se despede em maio. A Endeavour , em 29 de julho. A última missão da frota será em setembro, da Discovery. Depois disso, a ?ponte aérea? tripulada para a ISS vai depender das naves russas Soyuz.

A ISS é habitada desde 2 de novembro de 2000. A uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora, a estação orbita a Terra 16 vezes por dia a cerca de 400 km de altitude, monitorando 90% da superfície do planeta. O complexo é fruto de uma parceria das agências espaciais de EUA, Rússia, União Europeia, Japão e Canadá. Quando estiver concluída a ISS vai pesar 363 toneladas. A tripulação completa é composta por 6 astronautas/cosmonautas, com a missão de conduzir experimentos científicos e preparar futura exploração da Lua e de Marte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES