Reunião discute ações para o Parque Nacional da Serra da Capivara

Organizadores do evento buscam se articular junto a pesquisadores

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de São Raimundo Nonato, localizado a 530 Km de Teresina, foi o local escolhido para a realização da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia- SBPC,  que aconteceu no do campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Um dos principais objetivos do evento é dar visibilidade ao Parque Nacional da Serra da Capivara, unidade de conservação que abrange quatro municípios piauienses: Coronel José Dias, João Costa, Brejo do Piauí e São Raimundo Nonato.

Niéde Guidon, arqueóloga e diretora da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), foi a responsável pela criação do Parque, único no Brasil considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. "Muito mais do que vir aqui para congratular, a gente está aqui para chamar a atenção das autoridades e dos órgãos para tudo que está ali [no Parque] - Educação, Cultura - e que precisa de medidas para preservação de forma definitiva", afirmou a secretária geral da SPBC, Claudia Levy.

Helena Nader, que preside a entidade, manifestou preocupação acerca das dificuldades para a manutenção do Parque. Segundo ela, a realização do evento na cidade piauiense é uma homenagem ao trabalho realizado por Niéde Guidon. "Ela merece isso. Se não fosse por ela, o Brasil não teria esse patrimônio preservado", pontuou.

Os organizadores do evento buscam se articular junto a pesquisadores, estudantes, sociedade e poder público para tratar da preservação da área de maior concentração de sítios pré-históricos do Continente Americano- pelo menos 737 sítios catalogados. "O Parque possui uma das concentrações de arte rupestre do mundo, o que mostra que os povos que aqui viveram   tiveram desenvolvimento cultural e técnico muito grande, e deixaram todo esse imenso tesouro para que nós pudéssemos investir e cuidar para o futuro", explicou a arqueóloga Niéde Guidon, durante a abertura do encontro, realizada no Auditório da Fumdham.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES