Revitalização vai deixar Mercado do Peixe mais atraente em Teresina

Mercado do Peixe passa por total transformação

A equipe da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste) tem realizado uma série de ações em parceria com os permissionários do Mercado do Peixe, principal ponto de venda de pescado da cidade. As ações tem o intuito de melhorar e revitalizar o espaço. Além da reforma da casa de lixo, que está sendo executada pelos próprios permissionários, a Superintendência já regularizou o cadastro dos comerciantes e feirantes, normalizou as ligações elétricas, executou a limpeza geral, e fez a remoção dos baús velhos e sucatas.


Quanto à melhora e revitalização, a superintendência fez o levantamento das demandas necessárias. “Levamos uma arquiteta para fazer uma planta geral da situação do mercado no sentido de realocar e definir, após levantamento de todos os espaços, principalmente a área do varejo e atacado. Além disso, também está sendo projetada uma guarita, um estacionamento, uma cerca e portões. O projeto está sendo feito e vamos esperar agora para orçar. Tudo isso se faz necessário para maior organização e segurança do local. Serão criados ainda corredores a fim de melhorar a mobilidade dos fregueses e permissionários”, explicou o gerente.

 (Crédito: Ascom)
(Crédito: Ascom)

A Prefeitura busca, colaborativamente, tornar o mercado mais atrativo e preservado para utilização da população. “Depois de algumas reuniões com os permissionários, chegamos ao consenso de que havia necessidade de por em prática essas ações. Principalmente, porque o Mercado funciona durante todos os dias da semana e atrai um grande público aos finais de semana, já que é o principal ponto de venda de pescado de Teresina”, pontuou Renato Lopes, gerente de Serviços Urbanos da SDU Leste.

Ainda segundo Renato Lopes, a reforma da casa de lixo é muito importante, principalmente, no tocante à higiene do local. “Antes o depósito era aberto e fechado só com cerca, o que facilitava a dispersão do odor e, consequentemente, a aglomeração de urubus. Mas agora a casa foi completamente fechada com portão adequado. A reforma já está quase pronta. Eles querem, ainda, colocar um aparelho de refrigeração para evitar o mau cheiro no local”, disse.

“Agora, todos os permissionários ficaram cientes das mudanças e, principalmente, de suas obrigações quanto à higiene e manutenção dos seus espaços. Eles estão formando uma associação para que todos os problemas do mercado sejam mais bem encaminhados junto à SDU”, explicou o gerente.

Fonte: Ascom
logomarca do portal meionorte..com