Rincón não fala à imprensa após deixar cadeia

Rincón não fala à imprensa após deixar cadeia

Rincón é recebido por familiares, mas não fala à Imprensa | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de ficar preso por 123 dias, o ex-jogador colombiano Freddy Rinc?n, que jogou em times como Corinthians, Santos e Palmeiras, deixou a sede da Pol?cia Federal, na Lapa, ? 1 hora desta sexta-feira, 14. Na sa?da, ele foi recebido com uma salva de palmas de parentes e da mulher, mas n?o deu nenhuma declara??o, seguindo orienta??o de seu advogado.

"Estamos muito felizes. ? um momento de muita alegria e nada mais do que o merecido, porque ele ? uma pessoa maravilhosa", disse a sogra do ex-jogador, Luzia Silvestre. "T?nhamos certeza de que o desfecho ia ser esse. Foi um erro muito grande que est? sendo esclarecido", afirmou o sogro, Francisco Silvestre.

Rinc?n ? acusado de lavagem de dinheiro e associa??o ao tr?fico de drogas no Panam?, onde a justi?a pediu sua extradi??o. O colombiano foi solto gra?as a um habeas-corpus, concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira, 13, e agora vai responder ao processo de extradi??o em liberdade. Para isso, teve de entregar o passaporte, se comprometeu a n?o deixar a capital paulista sem autoriza??o e est? obrigado a atender a todos os chamados para depor.

Acusa??o

Quando foi preso na sua casa em Perdizes, ?s 6h30 do dia 10 de maio, Rinc?n voltou a alegar inoc?ncia. Um dos principais alvos das investiga?es ? o narcotraficante Pablo Rayo Monta?o, preso no Brasil. Segundo o advogado de Rinc?n, o ex-jogador tem a?es da Nautipesca, mas "nunca participou de atos da empresa."

Em maio de 2006, a PF encontrou documentos na casa de Rinc?n ligando-o a Monta?o. Em mar?o, a Justi?a da Col?mbia confiscou cinco bens do ex-jogador naquele pa?s. Na ?poca, Rinc?n apenas disse ? Interpol que foi procurado por Monta?o, aqui no Brasil, para ser um dos s?cios da empresa Nautipesca.

A defesa do ex-jogador alegou que a pris?o preventiva era desnecess?ria, pois ele n?o "oferece perigo" ao processo. Segundo a Assessoria de Imprensa do STF, o ministro Gilmar Mendes afirmou que a jurisprud?ncia do STF "? no sentido da pris?o preventiva at? o fim do julgamento dos pedidos de extradi??o, para garantir a entrega do extraditando ao Estado requerente." Em favor do habeas-corpus, ele ressaltou que, geralmente, os processos s?o demorados. E citou que o artigo 5? da Constitui??o, que disp?e sobre os direitos e garantias do cidad?o, "n?o exclui os estrangeiros".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES