Rio de Janeiro bate 41,9°C ao meio-dia deste sábado e tem novo recorde do ano

O dia começou com sol e bem abafado, mas a partir da tarde o tempo começa a mudar, com condições para temporais

Rio de Janeiro bate 41,9°C ao meio-dia deste sábado e tem novo recorde do ano | Tomaz Silva/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste sábado (18), o Rio de Janeiro registrou novamente a temperatura mais alta de 2023, atingindo 41,9°C na Marambaia ao meio-dia, após marcar 41,4°C uma hora antes, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Embora a Climatempo tivesse previsto 42°C para o dia, a chegada de uma frente fria trouxe mudanças no clima. 

O dia começou ensolarado e abafado, mas à tarde as condições se alteraram, dando espaço para a possibilidade de temporais. Além disso, os ventos aumentaram em intensidade, com rajadas atingindo até 60 km/h, podendo chegar a 80 km/h, independentemente da ocorrência de chuva.

No domingo (19), a chegada da frente fria resultará em alterações significativas nas condições climáticas. O aumento das nuvens é esperado, com previsão de chuva em qualquer momento do dia. Existe a possibilidade de impactos, como alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos, o que requer atenção especial. As temperaturas começam a declinar, indicando o término da onda de calor no Rio de Janeiro, com uma máxima de 30°C na capital. Para a segunda-feira (20) e terça-feira (21), a previsão aponta para um cenário de tempo instável.  

"Diferente das últimas frentes frias, esta não passará em alto-mar. Assim, a massa de ar frio que acompanha essa frente fria vai conseguir enfraquecer a massa de ar quente que predomina no país nos últimos dias. Mas não espere temperaturas baixas, o calorão dá uma trégua e deve ficar em torno dos 30°C nos próximos dias", afirmou a meteorologista Hana Silveira, do Climatempo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES