Rio de Janeiro terá carnaval fora de época todos os anos em julho

O governador em exercício Cláudio Castro sancionou lei que inclui o carnaval fora de época em todo o Estado.

Rio de Janeiro vai ter carnaval fora de época todos os anos em julho | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Carnaval pelo menos duas vezes ao ano. Agora é oficial. O governador em exercício Cláudio Castro sancionou lei que inclui o carnaval fora de época em todo o Estado. Com a medida, o calendário de datas oficiais do Rio de Janeiro será alterado, incluindo o mês de julho em todo ano dentro do projeto intitulado “CarnaRio - Carnaval fora de época”.

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial Extra da última terça-feira, a medida visa estimular o turismo e aquecer a economia com a criação de postos de empregos e venda de produtos e serviços.

A organização das comemorações relativas à data deverá contar com a participação das ligas, agremiações e blocos carnavalescos, e ainda da secretaria estadual de Cultura.

Rio de Janeiro vai ter carnaval fora de época todos os anos em julho (Foto: Reprodução)

De acordo com o autor da lei, o deputado Dionísio Lins (PP), a segunda quinzena do mês de julho coincide com férias escolares praticamente em todo o país, o que atrairia o interesse de turistas em desembarcar na folia nas diferentes cidades do estado.

Outra vantagem da criação do evento, acredita o parlamentar, seria entrar no calendário nacional, assim como outros estados, que já possuem carnavais fora de época como atração turística.

O evento ainda não tem uma data estabelecida no mês para acontecer, além de detalhes de logística de segurança e medidas sanitárias em meio à pandemia. Ainda será também levantado quanto geraria, de fato, de retorno em turismo para o Estado.

O novo projeto de lei não tem nada a ver com o carnaval que pode acontecer este ano em julho, devido a pandemia do Covid-19. As datas prévias já foram definidas e a ordem dos desfiles das escolas de samba. Mas o evento só irá ocorrer, como garantiu os organizadores, caso a população esteja vacinada. Ainda precisa também ser votado em Brasília um feriado apenas para o evento de 2021.

Em fevereiro, mês em que habitualmente se celebra o Carnaval, já foi definido que a festa não acontecerá nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo, Salvador, Recife e Rio de Janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES