Rio Grande do Norte conquista três prêmios internacionais para o Brasil

Tibau do Sul foi premiado com a certificação prata do Green Destination.

Rio Grande do Norte ganha prêmios internacionais | Humberto Sales
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil continua a se destacar no cenário internacional, trazendo três importantes prêmios que reconhecem o potencial turístico do país. O destaque é o estado do Rio Grande do Norte, que foi honrado durante a ITB 2024, realizada em Berlim, na Alemanha. O município de Tibau do Sul foi premiado com a certificação prata do Green Destination, além de conquistar o 1º lugar entre os top 100 destinos do prêmio Comunidades Prósperas.

Qual a importância: Essas premiações ressaltam o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento local do turismo. Além disso, o estado também recebeu a certificação bronze da Green Destination para São Miguel do Gostoso, tornando-se um dos quatro destinos brasileiros a obter essa distinção, ao lado de representantes de Pernambuco e Santa Catarina.

✈️ Quais categorias: Um exemplo inspirador de boas práticas sustentáveis vem do projeto “O Sorriso das Ostras”, realizado em Pipa (RN), que foi premiado na categoria “Comunidades Prósperas”. Este projeto, liderado pela Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte (Aproostras), destaca-se pelo cultivo sustentável de ostras, conservação do meio ambiente e pela criação da rota das ostras, que se tornou uma alternativa de produção associada ao turismo.

O que diz a gestão: A Secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela, enfatizou a importância de orientar os municípios sobre a agenda 2030, promovendo um turismo responsável que englobe tanto o poder público quanto o privado, além da comunidade e dos turistas.

Praias do Rio Grande do Norte (Crédito: Humberto Sales)

🌍 Programas de incentivo: O turismo responsável, que valoriza a preservação do meio ambiente e o respeito pela cultura local, ganha cada vez mais adeptos entre os viajantes conscientes. O Ministério do Turismo disponibiliza o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, destacando roteiros, experiências e destinos turísticos que adotam boas práticas de sustentabilidade e promovem o turismo de base comunitária.

A iniciativa faz parte do Programa de Regionalização do Turismo, orientando a aplicação de recursos públicos em destinos que utilizam o turismo como estratégia de investimento e retorno econômico, contribuindo para o desenvolvimento local e a geração de renda. Os fundos para esses projetos são provenientes do orçamento próprio do Ministério do Turismo, bem como de emendas parlamentares destinadas à Pasta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES