Rio Negro volta a subir, muda paisagens e reaquece economia amazonense

O processo de cheia já está beneficiando os principais rios do Amazonas, que mantêm níveis dentro da normalidade para esta época do ano

Rio Negro volta a subir, muda paisagens e reaquece economia amazonense | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de passar pela maior seca dos últimos 121 anos, que provocou mudanças significativas no Amazonas, incluindo o isolamento de comunidades e o fechamento de escolas na área rural de Manaus, o Rio Negro começou a subir novamente na capital amazonense. Esse aumento beneficiou setores da economia do estado que dependem de atividades como transporte fluvial e turismo, impulsionando sua recuperação.

O processo de cheia já está beneficiando os principais rios do Amazonas, que mantêm níveis dentro da normalidade para esta época do ano, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB). No dia 6 de janeiro, o nível do Rio Negro alcançou 21,46 metros, quase o dobro do nível mais baixo registrado em 26 de outubro de 2023, quando atingiu a cota histórica de 12,70 metros, conforme dados do Porto de Manaus, responsável pela medição do nível das águas na capital desde 1902.

Comparação do Rio Negro nos dois períodos (Foto: Matheus Castro/g1 )

Apesar da melhora no nível do Rio Negro e de outros rios do Amazonas, a situação no estado ainda não voltou completamente ao normal, e os 62 municípios do estado continuam em situação de emergência devido à seca. Para pessoas como o marinheiro Misael Oliveira, de 36 anos, que trabalha na Marina do Davi, na Zona Oeste de Manaus, houve uma melhoria na situação, mas a movimentação de clientes ainda é modesta.

No Lago do Puraquequara, na Zona Leste da capital, os visitantes estão voltando aos estabelecimentos flutuantes, porém, a vegetação que cresceu durante a seca agora cobre as águas, formando uma camada de capim que dificulta o acesso.

No Lago Tefé, no interior do estado, onde mais de 200 botos morreram - um dos símbolos da crise enfrentada pelo Amazonas durante a seca - a situação agora é de normalidade. Entretanto, a causa da morte dos animais ainda está sendo investigada pelo Instituto Mamirauá.

De acordo com Jussara Cury, pesquisadora de geociências do SGB, após a vazante severa que atingiu o estado, os níveis dos rios ficaram baixos e precisam de tempo para se recuperar, mas ainda estão sendo impactados pela escassez de chuvas durante o El Niño.

"O fenômeno afeta no acumulado de chuvas, que está abaixo do normal para o período. No momento Tabatinga, no Alto Solimões, está apresentando oscilações e até descidas. O mesmo ocorre na parte norte da bacia, como Alto Rio Negro e rio Branco, em Roraima, que estão em recessão e no caso de Boa Vista [capital de Roraima] com níveis baixos para o período", explicou Cury ao g1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES