Rio Parnaíba atinge cota de atenção em Floriano, no Sul do Piauí

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) aumentou mais uma vez a vazão defluente (água que sai) da Barragem de Boa Esperança, no município de Guadalupe

rio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O nível do rio Parnaíba em Floriano registrou nesta quarta-feira (29) a altura de 5,58 e atingiu a cota de atenção conforme os sistemas de monitoramento para risco de transbordamento. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que a cota de inundação no município é de 8,98m, portanto, não há risco no curto prazo.

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) aumentou mais uma vez a vazão defluente (água que sai) da Barragem de Boa Esperança, no município de Guadalupe. Com isso, o Rio Parnaíba deve subir em outras cidades que também ficam abaixo da usina hidrelétrica, como Teresina, Luzilândia, dentre outras. Desde às 8h de ontem (29), a água deixa o reservatório a 1.200 m³/s.

Rio Parnaíba em Floriano (Foto: Governo do Piauí)

De acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), a abertura das comportas de Boa Esperança permite que o volume acumulado na barragem, atualmente em 77% de sua capacidade útil, regrida para valores da ordem de 68%.

“Tal medida é importante para permitir que o reservatório tenha capacidade de absorver eventuais ondas de cheia afluentes, garantindo uma maior proteção quanto a inundações do rio Parnaíba nas cidades a jusante da barragem, como Floriano, Teresina e Luzilândia no estado do Piauí, e Barão de Grajaú e Timon no estado do Maranhão, por exemplo”, informa Roberto Fernandes, pesquisador em Geociências da CPRM.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES