Rio Parnaíba está na cota de alerta em Floriano e Luzilândia

Atualmente a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) segue praticando defluência de 2.000 m³/s

Avalie a matéria:
Rio Parnaíba | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta terça-feira (11), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que o rio Parnaíba está na cota de alerta, próximo da cota de inundação, nos municípios de Floriano e Luzilândia. Teresina está estável na cota de atenção.

O CPRM informou que a situação dos rios pode mudar de acordo com o registro de chuvas no estado. Atualmente a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) segue praticando defluência de 2.000 m³/s devido às vazões afluentes à barragem ainda continuarem altas.

Rio Parnaíba no município de Teresina (Foto: Raissa Morais)

Em Luzilândia/PI, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,19 m, com valor de previsão para as próximas 12 horas de 5,20 m, 20 cm acima da cota de alerta (5,00 m).

Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 8,05 m, portanto, a cidade está na cota de alerta e abaixo da cota de inundação que é de 8,98m, sendo previsto que o nível chegue nas próximas 8 horas em valores próximo a 8,04 m.

Rio Parnaíba m Floriano (Foto: PMF)

Segundo o CPRM, não há risco imediato de inundação, mas como o nível está próximo da cota de inundação por 94 cm, é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis e a manutenção de equipes de prontidão por parte da Defesa Civil para eventuais ações de remediações no curto prazo caso as condições hidrológicas se agravem.

Em Timon/MA e Teresina/PI, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,34 m, abaixo da cota de alerta (abaixo 16 cm), sendo prevista uma pequena redução do nível nas próximas 8 h, 5,29 m, abaixo da cota de alerta 21 cm.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES