Rio Parnaíba se tornou depósito de lixo eletrônico

Recentemente, um vídeo denunciou a situação do lixo depositado às margens do rio

Lixo às margens do Rio Parnaíba | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maior bacia hidrográfica do Nordeste, o rio Parnaíba, tornou-se depósito de carcaças de celulares e outros dejetos eletrônicos. Recentemente, um vídeo denunciou a situação do lixo depositado às margens do rio ao lado do Troca-Troca e em frente ao Shopping da Cidade, locais considerados cartões-postais de Teresina.

Centenas de peças de aparelhos celular, de TVs em tubo, tablets e demais objetos foram lançados no local. Tem-se encontrado de tudo, além de garrafas de vidro e de plástico, latas, sacolas, copos descartáveis, peças de veículos e até mesmo um sofá inteiro. Basta o nível da água do rio baixar para se observar a quantidade de lixo que é jogado pelos feirantes e população, que deveriam zelar pelo local. Relatos indicam que são os próprios comerciantes de assistências de smartphones do shopping os responsáveis pelos resíduos.

Para a professora em Geografia e ambientalista da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Suzete Sousa Feitosa, o abandono favorece diversos crimes ambientais e coloca em risco os recursos naturais do Velho Monge.

“O ser humano vem, cada vez mais, degradando o meio ambiente. A população tem que acionar os órgãos competentes, sejam a Semam, Semar e Polícia Ambiental, para realizarem fiscalizações, mesmo se forem poucas. A mata ciliar do rio está deteriorada e a poluição prejudica ainda mais o Parnaíba”, elenca a pesquisadora.

Da estação do metrô na Praça da Bandeira, o aposentado Osriel Barros, 73 anos, residente de Fortaleza, não    concorda com o lixo às margens do Parnaíba. "Não concordo e as pessoas sabem que não podem [jogar lixo]. As pessoas são ignorantes porque elas não veem que ali é uma passagem que vai e volta de uma margem a outra", relatou.

"Isso é errado, traz sujeiras para a população e polui o ambiente em que a gente vive. Acredito, se todo mundo se conscientizasse, teríamos um ambiente melhor, uma cidade mais bonita e com um ar mais agradável. Eu estava olhando e acabando de dizer para minha colega, uma paisagem tão bonita, mas ao mesmo tempo se torna feia pelo próprio ser humano", conta, em tom de indignação, a vendedora Leogana Nascimento, 30 anos.

Procurada para esclarecer sobre a denúncia, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) enviará uma equipe para vistoriar a área nesta quarta-feira (09). A Semam ainda informou que o trabalho deve ser feito periodicamente. O órgão ressaltou também que é preciso a colaboração de todos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES