Rio Poti é de novo tomado por aguapés em Teresina

A situação atual do rio que corta Teresina é preocupante. Uma audiência já foi marcada para discutir o problema

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A grande quantidade de aguapés presente no rio Poti sinaliza a enorme poluição que o mesmo vem sofrendo. Em alguns pontos, a planta chega a cobrir o rio por completo. Mas essa situação deve tomar novos rumos já que existe uma audiência para discutir esta questão marcada para o dia 17 de outubro, quinta-feira. O juiz federal Márcio Braga Magalhães marcou a audiência com base na ação cautelar, ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) no Piauí, que pede a retirada dos aguapés do Poti, até que as obras de esgotamento sanitário de Teresina sejam concluídas.

Nesse período mais quente e sem chuvas percebe-se um aumento considerável na extensão dos aguapés nos rios. Segundo o ambientalista, Deocleciano Guedes, isso acontece, pois nesta época de B-R-O-BRÓ, o nível do rio está mais baixo e o sol está mais intenso, favorecendo a fotossíntese destas plantas. A reprodução dos aguapés ocorre por meio de sementes e por brotações laterais.

O aguapé serve de abrigo natural a organismos, servindo de habitat para uma fauna bastante rica, desde micro-organismos, moluscos, insetos, peixes, anfíbios e répteis até aves. Uma das principais vantagens do aguapé é que ele é um filtro natural, pois apresenta a capacidade de incorporar em seus tecidos uma grande quantidade de nutrientes. As raízes longas e finas, com uma enorme quantidade de bactérias e fungos, atuam sobre as moléculas tóxicas, quebrando sua estrutura e absorvendo-os.

Contudo, é preciso vigiar de perto o crescimento descontrolado dessa planta. Deocleciano aponta que o principal prejuízo causado pelos aguapés é a diminuição significativa do oxigênio nos rios, o que afeta a vida dos seres vivos do rio. ?Numa quantidade pequena (de aguapés) não tem problema, mas tudo de maneira exagerada prejudica o rio. Vai chegando um momento em que o rio não tem mais como respirar e sobreviver com a quantidade de aguapés. A tendência vai ser crescer mais ainda. A solução para o problema é tratar o rio. A gente não pode pensar em soluções paliativas para o rio?, destaca, observando que a simples retirada das plantas não é a solução definitiva para o problema.

Entidades defensoras do meio ambiente, também articulam maneiras de proteger os rios da capital. A ONG Olho Aberto desenvolve investigação sobre as causas da poluição do rio e um laboratório está fazendo a análise das amostras das águas do Poti, com o intuito de identificar principais focos de poluição do rio.

Através da campanha Parnaíba Limpo, ONGs articularam um abaixo-assinado pela criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Parnaíba, mas que beneficia o Rio Poti. O estudante de engenharia ambiental, Matheus Mendes, que é um dos organizadores do abaixo-assinado ?O Comitê da Bacia do Parnaíba contempla todos os rios agregados à Bacia e o Poti é um deles?, explica o jovem falando que todos os municípios piauienses, com exceção de Cajueiro da Praia, estão enquadrados nesta situação.

AÇÃO - O autor da ação, procurador regional dos direitos do cidadão no Piauí, Kelston Pinheiro Lages, requereu que o Estado do Piauí, a Agespisa e o Município de Teresina retirem, em até 60 dias, os aguapés, do leito do Rio Poti. Além disso, os gestores estariam obrigados a remeter um relatório à Justiça, a cada seis meses, sobre a retirada dos aguapés, até que as obras de esgotamento sanitário de Teresina fossem concluídas. O não cumprimento do disposto resultaria em multa no valor de R$ 20.000,00 por cada relatório bimestral não apresentado.

Foi recomendado, pelo MPF, por meio de ofício à Prefeitura e ao Governo do Estado a construção e ampliação do sistema de tratamento de esgotos e da respectiva rede de coleta, junto com os corresponsáveis - o Município de Teresina e Agespisa, para o atendimento da demanda da cidade de Teresina, hoje com apenas 17% de cobertura.

De acordo com a Agespisa, já foram identificados alguns pontos de lançamento de esgoto irregular no rio. Os mesmos já foram encaminhados à prefeitura para Prefeitura de Teresina. O órgão também informou que as obras de ampliação na rede de esgoto serão ampliadas de 17% para 50% de cobertura. Porém, no momento as obras encontram-se paradas, devido a trâmites burocráticos com um banco. Além da Agespisa e das secretarias de meio ambiente do estado e do município, foram convocados a participar da audiência o Ibama e a Agência Nacional de Águas (ANA).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES